Os ministros Wellington Dias, Renan Filho e Waldez Goés, da Integração e do Desenvolvimento Regional, anuniaram hoje (11), em Maceió, que o governo federal vai ajudar aos municípios afetados pelas chuvas em Alagoas.
Um auxílio, de valor não revelado, será dividido em duas frentes: uma emergencial e outra de reconstrução da infraestrutura danificada.
Os ministros Wellington Dias e Renan Filho, junto com Goés, realizaram um sobrevoo pelas áreas atingidas pelas chuvas. A segunda etapa da ajuda, que envolve a reconstrução de estradas e moradias, será incluída no plano de investimento em infraestrutura anunciado pelo governo federal em abril.
Atualmente, 32 cidades de Alagoas estão em situação de emergência. O governador Paulo Dantas ressaltou a criação de um comitê com prefeitos para discutir obras estruturantes que minimizem os efeitos das chuvas intensas.
O ministro Wellington Dias informou que R$ 800 e mais de 4 mil cestas básicas estão sendo disponibilizados para as famílias afetadas.
Além disso, o cronograma de pagamentos do Bolsa Família será alterado e o saque do FGTS estará disponível para os trabalhadores dos municípios atingidos. Agricultores familiares também receberão um auxílio para compensar os prejuízos.
O ministro Renan Filho destacou a importância de obras estruturantes diante dos fenômenos extremos, citando a chegada do El Niño.
As mudanças climáticas devem produzir eventos climáticos extremos, apontados por orgãos da area como mais frequentes.