Um meteoro brilhante foi visto na noite do último sábado (17) cruzando os céus dos estados do nordeste. O flagrante foi feito por câmeras do Clima ao Vivo em parceria com a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros).
Popularmente chamado de “estrela cadente”, um meteoro nada mais é do que o efeito luminoso visto quando um detrito espacial queima ao passar pela atmosfera da Terra. Meteoro não é sólido, não é líquido nem gasoso, é apenas luz. Confira o vídeo.
O que são meteoros?
Conforme define a Sociedade Americana de Meteoros, são chamados de bólidos os meteoros que explodem na atmosfera da Terra devido a um acúmulo de atrito que eventualmente faz com que as rochas espaciais se estilhacem instantaneamente, com força suficiente para desencadear um estrondo sônico.
Bólidos ocorrem na atmosfera da Terra com relativa frequência. Entre julho de 2017 e janeiro de 2022, foram detectados em torno de três mil deles, de acordo com o Observatório da Terra, da NASA. A maioria das explosões acontece longe de áreas povoadas ou sobre o oceano.
A ocorrência pode ser um evento isolado ou associado a uma chuva. As chuvas de geralmente acontecem por causa cometas que passaram pela Terra e deixaram pequenos fragmentos em órbita.
Esses fragmentos geralmente são muito pequenos e queimam completamente ao entrarem na atmosfera, não apresentando riscos. No entanto, dependendo do tamanho, composição e ângulo de entrada, os meteoros podem sobreviver ao processo, e o fragmento restante é conhecido como meteorito.