Institutos Federais abrem 1.150 vagas em curso de qualificação para beneficiários do Auxílio Brasil

COMPARTILHE
Por: Ministério da Educação  Data: 22/12/2021 às 16:28
Fonte de Imagem: MEC

ASecretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação lançou o Programa Qualifica Mais Progredir. A iniciativa pactuou com as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica a oferta de mais de 39 mil vagas em cursos presenciais de Microempreendedor Individual (MEI) para beneficiários do Auxílio Brasil. O programa realizado em parceria como Ministério da Cidadania busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

Neste momento, estão sendo realizadas ofertas pelos Institutos Federais de Alagoas (IFAL) e do Piauí. (IFPI). O prazo para inscrição no IFAL termina na próxima quinta-feira (23). O instituto está com 800 vagas abertas para a capital alagoana. Para concorrer, os beneficiários do Auxílio Brasil deverão ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.  No ato da inscrição, será necessário apresentar comprovante de residência, de escolarização e comprovação de recebimento do Auxílio Brasil. As aulas serão realizadas nos campi Maceió e Benedito Bentes, do IFAL, no período de janeiro a dezembro de 2022. Clique para mais informações.

O prazo para inscrição no IFPI foi prorrogado até o dia 13 de janeiro. O Instituto está ofertando 350 vagas, sendo 300 vagas para o Campus Teresina Central e 50 vagas para o Campus Teresina Dirceu Arcoverde. Os candidatos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo e realizarem o preenchimento do formulário on-line no site, onde deverão ainda ser anexados os documentos listados no edital. A seleção será por sorteio eletrônico das inscrições, de forma aleatória, por meio de algoritmos e cálculos matemáticos. Confira o edital completo.

Seleção de profissionais para atuarem nos Programas

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) está realizando a seleção para a contratação de profissionais para atuarem nos cursos de Microempreendedor Individual (MEI), do Qualifica Mais Progredir, e Eletricista de Sistemas Renováveis, do Qualifica Mais EnergiF. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 21 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022, por meio de formulário eletrônico. Podem concorrer servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e, em caso de não preenchimento das vagas, poderá haver seleção dos membros da comunidade externa. Para acessar o edital clique aqui.