Instituto de Criminalística de Alagoas recebe maletas de locais de crime

COMPARTILHE
Por: Assessoria  Data: 05/11/2021 às 18:38
Fonte de Imagem: Assessoria

Equipamentos fazem parte de um convênio entre a Perícia oficial e o Governo Federal

A segurança pública de Alagoas ganhou nesta sexta-feira (05), um importante reforço no combate à criminalidade no estado. O Instituto de Criminalística (IC) da Perícia Oficial, recebeu vinte maletas forenses.

Cada maleta está avaliada em R$ 28 mil, totalizando um investimento superior a mais de meio milhão de reais. Os equipamentos contidos nelas serão utilizados pelos peritos para levantamentos de vestígios e na produção de provas técnicas nas cenas de crime, de forma mais rápidas, eficientes e precisas.

De acordo com a perita criminal Bárbara Fonseca, que recebeu e conferiu os equipamentos, a doação faz parte de um convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp). As malas são um investimento no fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos da qual Alagoas é integrante, por meio do Laboratório Forense do IC.

“Essas maletas serão utilizadas pelos peritos criminais para auxiliar nos trabalhos de locais de crimes como homicídios, latrocínios e feminicídios. Através dos equipamentos eles poderão encontrar vestígios e indícios que possam se transformar em provas técnicas que irão robustecer as investigações e os inquéritos policiais.” Explicou a perita.

As maletas são compostas de diversos equipamentos, como marcadores para trajetória balística, marcadores de vestígios, detectores de tensão, trenas laser, e inclinômetros. Elas também são equipadas com luzes forenses e lupas com diversos tipos de espectros de luzes para detecção de vestígios biológicos que poderão ser inseridos no banco de perfil genético da rede.