Instagram vai ampliar sistema de verificação de idade

COMPARTILHE !!
Por: Olhar Digital via Gizchina  Data: 10/11/2022 às 13:57
Imagem: Ilustração

A Meta está desenvolvendo novas atualizações para o Instagram e a empresa está de olho na questão de verificação de idade dos usuários. Até o momento, o sistema apenas indica que é preciso ter 14 anos ou mais para criar um perfil. No entanto, vai ser necessário fornecer verificações adicionais daqui para frente.

Com isso, o Instagram vai pedir aos usuários para tirarem uma selfie ou mostrar uma imagem da carteira de identidade. Segundo informações do site Gizchina, o aplicativo busca combater contas falsas que estão ativas na rede social e garantir a autenticidade de usuários com pelo menos 14 anos de idade.

A medida chegou a ser divulgada pelo Instagram em junho deste ano, quando a empresa ainda estava experimentando opções. Com o update oficial, menores de idade vão precisar passar pelo processo de verificação para a atualizar a idade no perfil.

Tara Hopkins, diretora de políticas públicas do Instagram, afirmou que a nova política do aplicativo é essencial para garantir que as experiências baseadas na idade que o perfil selecionou na plataforma estejam à altura do usuário.

Em um comunicado oficial, o Instagram garante que a selfie ou a imagem da identidade não será armazenada de forma permanente. Caso o usuário opte pela verificação com uma foto do documento pessoal, a imagem será mantida em um banco de dados seguro por 30 dias e depois disso, será removida.

De acordo com o Gizchina, a verificação de selfies por vídeo ocorre por meio do Yoti, um programa de detecção de idade. O sistema é conhecido por ser uma ferramenta de qualidade para identificar a idade de uma pessoa. No entanto, ela não é adequada para uso em reconhecimento facial, o que poderia deixar incertezas em relação à fotografia enviada por um usuário.