INSS alerta sobre novos golpes aplicados contra aposentados

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 10/03/2022 às 15:31
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

Mediante a mudanças nas regras da prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), uma nova onda de golpes vêm sendo aplicados em contas do órgão. Nesta linha, criminosos vêm se aproveitando das alterações para confundir os segurados, e roubar seus dados pessoais. 

Em fevereiro, a autarquia estabeleceu novas regras para a prova de vida. Na ocasião, foi determinado que aposentados e pensionistas não precisam mais se deslocar até as unidades físicas do órgão, para realização da comprovação anual. 

Assim sendo, para se certificar que o segurado ainda está apto a receber o benefício, ou seja, ainda está em vida, o instituto utilizará informações disponíveis em órgãos públicos. 

Vale ressaltar que caso os dados utilizados pelo governo indiquem que o segurado faleceu, antes de realizar qualquer bloqueio, representantes do órgão farão visitas nas casas desses cidadãos, no intuito de confirmar o fato. 

Golpe da prova de vida
Dentre os golpes, hoje aplicados em aposentados e pensionistas do INSS, o foco tem sido a prova de vida, justamente, devido ao período de mudanças no sistema da comprovação. 

Segundo a autarquia, não existe um procedimento padrão adotado pelos golpistas, todavia, é de suma importância estar atento a determinados detalhes que podem acusar a tentativa de golpe. 

Em geral, os criminosos enviam algumas informações pessoais e pedem que uma vítima tire uma foto de um documento e mandem por mensagem. O contato pode chegar pelos mais diversos canais, tais como: carta, e-mail, telefonema, Whatsapp e SMS. 

Desta maneira, confira uma série de medidas de proteção, as quais podem ajudar a identificar o golpe, além de como proceder após identificação da ação criminosa. 

  • Em primeiro lugar, certifique- se de que o contato é legítimo. O INSS enfatiza que não faz contato por telefone para realização da prova de vida, tampouco, envia links ou pede fotos de documentos pessoais. Sendo assim, caso receba a mensagem ou telefonema deste cunho, é certo que a informação é falsa; 
  • O número de SMS utilizado pela autarquia para informar seus segurados é 280-41. Ainda sim, seu uso é exclusivo para conceder informações, ou seja, o órgão nunca envia links ou pede informações pessoais;
  • Quando o instituto solicita o envio de algum documento, o contato é feito pelo aplicativo Meu INSS, ou através do número 135; 
  • Esteja atento aos erros de português, irregularidades na ortografia também podem acusar uma tentativa de golpe, isto também vale para outras ações criminosas dessa natureza; 
  • Ao identificar o golpe, o instituto recomenda que a pessoa desligue o aparelho por no mínimo 10 minutos, visando dificultar a ação do golpista; 

Denuncie! 
Por fim, caso você esteja sofrendo com tentativas de golpes ou tenha caído em algum, é de suma importância denunciar no site da ouvidoria do Ministério da Economia ou ligar no número 135. 

Outra importante recomendação, é registrar o caso em boletim de ocorrência e comunicar o INSS. As denúncias têm um importante papel no combate dos golpes por parte das autoridades responsáveis.