Hospital Geral do Estado registra 279 atendimentos no primeiro fim de semana junino

COMPARTILHE
Por: Ascom HGE/AL  Data: 06/06/2022 às 15:52
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arq

No primeiro fim de semana junino, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, notificou 279 atendimentos. Foram atendidos 184 pacientes que apresentaram casos clínicos, 83 que se feriram em acidentes, 11 que sofreram agressões e um ferido por queimadura. Os plantonistas conseguiram viabilizar 159 altas médicas, 68 transferências, 67 internamentos e 27 cirurgias; e atentam para a importância na previsão de acidentes.

É que todos os acidentes podem ser prevenidos quando redobrada a atenção. Isso porque, eles estão entre os mais frequentes no atendimento de urgência e emergência, responsável pela maioria dos internamentos por traumas. No mesmo período, a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas registrou o atendimento a 47 pacientes que sofreram acidentes casuais, 34 que se feriram em acidentes de trânsito e dois que se lesionaram em acidentes de trabalho.

“São pessoas que não se atentam a uma escada, não observam a presença de um buraco, não utilizam equipamentos de proteção, realizam algum tipo de atividade sem calcular corretamente os riscos, por exemplo. Essas condutas geram danos físicos e psicológicos sensíveis, podendo gerar sequelas e, em casos mais graves, o óbito”, alerta o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.

Entre os pacientes atendidos no HGE em razão de acidentes de trânsito, 17 se lesionaram em colisões e 14 se feriram após sofrerem quedas de motociclistas e bicicletas. Também foram assistidos dois pedestres que foram atropelados e uma pessoa foi admitida após sofrer lesões em decorrência de um capotamento. A unidade hospitalar também assistiu sete pessoas feridas por arma branca, dois por lesão corporal e mais dois por arma de fogo.