Uma notícia publicada recentemente pelo jornal britânico Metro expôs, de forma bizarra, o perigo de certos remédios caseiros divulgados pelas mídias sociais: após tomar conhecimento de uma dessas “receitas milagrosas”, um chinês quase morreu após engolir duas enguias vivas de cerca de 50 centímetros, indicadas como um tratamento para prisão de ventre.
O subchefe da cirurgia geral do Hospital Provincial de Jiangsu da cidade de Nanjing, na China, declarou que um homem anônimo, que teve dores abdominais e estava entrando em choque devido a uma grave infecção bacteriana, foi internado na unidade de terapia intensiva daquele hospital, até se curar e receber alta. Ele não confirmou as imagens gráficas divulgadas no YouTube.
Mas a história sinistra foi atestada na íntegra pelo cirurgião: segundo ele, uma tomografia computadorizada revelou a existência dos esqueletos de ambas as criaturas enroladas entre os órgãos internos do homem, após mastigarem o seu cólon e abrirem caminho para fora do seu intestino.
A cirurgia para retirar as enguias
Citando o relato do próprio paciente, o dr. Sun contou que ele acreditou num remédio popular e engoliu as enguias vivas no dia 8 de janeiro. “Ele achou que poderia tratar de sua crônica prisão de ventre e de uma prostatite”, afirmou o médico. Mesmo sentindo fortes dores abdominais, preferiu esperar o dia seguinte para procurar auxílio.
Durante a cirurgia, assim que os corpos das enguias foram removidos, os cirurgiões se depararam com um abdômen inundado por sangue, água e fezes. O dr. Sun explicou que, embora o estômago estivesse intacto, as enguias aproveitaram que os tecidos intestinais são mais frágeis e passaram a mordê-los para conseguir escapar.
O médico também alertou que “uma perfuração do cólon pode inundar a cavidade abdominal com fezes e água. Os sucos digestivos no abdômen também podem desencadear infecções graves que, se não tratadas imediatamente, chegam a ser fatais”.