Herpes pode ser contraída em copos mal lavados

Por: Array / R7  Data: 23/11/2018 às 09:00

O dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que sua manifestação dura 10 dias, sendo combatida pelo próprio corpo

É possível pegar herpes em copos e talheres? Sim. O dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que o compartilhamento imediato de copos, talheres e até de maquiagem com uma pessoa com a manifestação da herpes pode transmitir o vírus. Além disso, copos e talheres mal lavados, que foram utilizados durante a manifestação da doença, também podem conter o vírus, mas só são meios de transmissão se usados em sequência, por conta da sobrevivência do vírus fora do corpo.

O vírus da herpes está no ar? Não. O dermatologista afirma que o vírus da herpes, com exceção da herpes zóster, não sobrevive ao ar. O herpes comum, que afeta lábios, pele e genitais, só é transmissível por meio do contato.

A herpes só aparece nos lábios? Não. O vírus comum da herpes pode aparecer na pele, lábios e genitais, podendo afetar nervos de todo o corpo. O dermatologista afirma que as manifestações nos lábios e nos genitais são mais frequentes por se tratarem de peles mais finas.

Qual a diferença entre herpes comum e herpes zóster? O dermatologista afirma que a herpes zóster é mais rara de ser contraída e causa mais danos que a herpes comum. Enquanto o vírus da herpes simples pode afetar vários nervos em pontos diferentes, o da herpes zóster afetará só um nervo, tendo seu ataque totalmente concentrado nele — por isso se manifesta em uma faixa, percorrendo toda a área do nervo afetada —e podendo causar dor crônica naquele nervo.

Qual a melhor maneira de disfarçar uma herpes? Para Lamunier, a melhor maneira para diminuir o machucado é por meio de antivirais próprios. Entretanto, o médico recomenda que, para disfarçá-la a maquiagem pode ser utilizada desde que a aplicação seja feita com o dedo para que não contamine o produto e os pincéis. Caso contrário, existe o risco de o vírus ser levado para outro nervo.

Tratamentos com pomadas são eficazes? Não. O dermatologista afirma que as pomadas antivirais, hidratantes labiais e hidratação com soro, embora provoquem a sensação de mais hidratação, não têm ação contra o vírus. Já o tratamento com antiviral oral consegue conter a multiplicação do vírus, apresentando resultado em até dois dias.

Quanto tempo dura o ciclo da herpes? A manifestação da herpes tem duração de 10 dias, que é o tempo que o corpo leva para combatê-la totalmente. Se usado remédios antivirais, o ciclo pode ter menor duração, sendo combatido, às vezes, em dois dias.

Quais fatores fazem a herpes aparecer? O médico explica que, quando o vírus já está instalado no corpo, algum resquício dele pode permanecer adormecido. Tomar sol, por exemplo, afeta a imunidade e, quando ela cai, a herpes se manifesta.

Como uma pessoa que nunca teve herpes pode se prevenir de contrair o vírus? O dermatologista afirma que a prevenção é evitar entrar em contato com o vírus da herpes. Para isso, é necessário evitar contato com lesões ativas, que podem ser contraídas por meio do beijo e não compartilhar copos, talheres e maquiagem.