Governo anuncia descontos na conta de energia e subsídios para a compra do botijão de gás

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 05/10/2021 às 19:10
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo

As medidas foram desenvolvidas para amenizar a crise econômica e hídrica que atinge o país. Diante desse cenário preocupante, as famílias menos abastadas são as que mais sofrem com a falta de recursos e os aumentos de preços.

Os auxílios serão liberados para aqueles que possuem inscrição no CadÚnico, que se enquadrem nos critérios para disporem dos benefícios do governo. Os descontos nas contas de energia e a ajuda para a compra do botijão de gás devem atenuar um pouco a situação dessas famílias. 

Deduções nas contas de luz

Devido ao cenário atual do Brasil, foi necessário conceder alguns auxílios para ajudar a população a enfrentar a situação econômica e hídrica que deve complicar a vida de milhões de brasileiros nos próximos meses.

O aumento do preço da conta de energia impacta as famílias menos favorecidas. A bandeira tarifária atual já é considerada uma das mais altas registradas na história do país. Devido a isto o governo federal promoverá descontos para aqueles que conseguirem consumir menos energia elétrica. 

A determinação considerará os meses de setembro e dezembro deste ano, os descontos poderão ser aplicados a partir de janeiro de 2022 com base no consumo reduzido dos clientes durante o período mencionado anteriormente. 

Os descontos serão concedidos com base na economia de energia do grupo familiar, quanto maior for a economia maior será a dedução da conta de energia. 

O percentual máximo de desconto será de 20%, grupos familiares de zonas rurais e urbanas poderão se beneficiar da decisão do governo federal. 

O consumo reduzido proposto pela União deve auxiliar na manutenção do funcionamento das usinas de energia do país. 

Desconto gás e vale-gás

Atualmente, o valor do botijão de gás supera a faixa dos R$100,00 se tornando inacessível para muitas famílias com rendas baixas. Os descontos e os subsídios para a aquisição do produto já são concedidas por diversos Estados, contudo, a medida deverá se tornar federal atingindo diferentes regiões.

Serão disponibilizados “vouchers”, por meio de um cartão com crédito para a compra do gás de cozinha. Diferentemente dos descontos na conta de energia, esse benefício deverá ser dado exclusivamente para aqueles que forem classificados como baixa renda.

Dessa maneira, será dado um valor bimestral para auxiliar na compra do produto básico para a subsistência das famílias brasileiras. No decorrer de dois meses será fornecido o auxílio para manter o acesso em dia.