Gov.br apresenta instabilidade; INSS, Conecte SUS e Carteira de Trabalho ficam indisponíveis

COMPARTILHE !!
Por: Olhar Digital  Data: 25/10/2022 às 18:14
Imagem: Reprodução

A Plataforma Gov.br apresenta instabilidade desde a manhã desta terça-feira (25). Serviços que necessitam de login por meio da plataforma do governo brasileiro não podem ser acessados por usuários.

Relatos por volta das 14h indicavam que nem mesmo o site do Gov.br estava abrindo. A mensagem “Site em manutenção” aparecia aos usuários que tentavam acessar o site.

No momento da publicação dessa matéria já é possível acessar o site. Porém os serviços como Conecte SUS, Meu INSS, aplicativo da Carteira de Trabalho Digital que precisam realizar o login com o Gov.br seguem indisponíveis.

Login do INSS indisponível. (Imagem: Reprodução/ Meu INSS)

No site DownDetector, que acompanha o funcionamento de sites, aplicativos e serviços online, o Dataprev, que agrega serviços como o app da Carteira de Trabalho Digital, INSS e Sine Fácil, apresentou um pico de reclamações por volta das 11:18 com 72 registros de usuários.

Olhar Digital entrou em contato com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) , que informou: “A plataforma Gov.br está temporariamente indisponível para ajuste de natureza técnica”.

O Serpro, principal provedor de soluções tecnológicas para o Brasil, é responsável por administrar o maior banco de dados do país com informações de todos os cidadãos brasileiros. 

Perguntados sobre uma estimativa de previsão do retorno dos serviços do Gov.br, a assessoria do provedor informou que iriam verificar. Assim que houver retorno essa matéria será atualizada.

Na última segunda-feira (24), o site do Inep, agregado ao Gov.br, também apresentou instabilidade, após a divulgação dos locais de prova dos estudantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022.