Golpes no WhatsApp usam falsas promoções do Assaí e outros grupos

COMPARTILHE !!
Por: Canal Tech  Data: 19/10/2022 às 17:51
Imagem: Ilustração

As datas podem ser diferentes, mas a abordagem sempre é parecida. E, ainda assim, os criminosos continuam fazendo vítimas via WhatsApp. Então, nunca é demais destacar: cuidado com novos golpes, que usam táticas antigas, e agora vêm explorando as marcas Assaí, Melissa e Três Corações.

Nos últimos dias, usuários de WhatsApp vêm recebendo mensagens com uma suposta promoção de aniversário de 48 anos da rede de supermercados Assaí. O golpe vem sendo disseminado da seguinte maneira: primeiro, chega uma mensagem dizendo: “Subsídio do Grupo Assaí Atacadista 48º Aniversário. Através do questionário, você terá a chance de obter 1000 REAL”.

Note que já com o erro de português é possível desconfiar que se trata de uma fraude. Em seguida, o usuário precisa acessar um site duvidoso, com um que texto faz algumas perguntas sobre idade, gênero e opinião sobre os serviços da rede Assaí. Depois de respondido o questionário, a vítima recebe a seguinte resposta: “Parabéns! Sua resposta foi salva com sucesso! Você tem a chance de ganhar presentes. Você deve selecionar a caixa correta com seu prêmio dentro. Você tem 3 tentativas. Boa sorte! OK”.

Depois que o usuário seleciona novamente, a mensagem parabeniza e diz o seguinte: “Parabéns! Seu prêmio é: 1000 REAL , Siga as instruções na próxima página para reivindicar seu prêmio! 1. Compartilhe com 5 grupos/20 amigos no WHATSAPP (clique no ícone ‘WhatsApp’ abaixo) 2. Clique em ‘Continuar’ e reivindique seu prêmio. WhatsApp Compartilhe até a barra azul ficar cheia!”.

A intenção dos bandidos é obter dados pessoais e contatos de WhatsApp, para usar das mais diversas formas, incluindo golpes de outra natureza, e, claro, continuar se espalhando de forma viral no mensageiro.

O grupo Assaí realmente está fazendo 48 anos, com uma promoção própria em seu site. Mas essa mensagem que vem sendo veiculada no WhatsApp, assim como os supostos prêmios, são uma farsa. Portanto, não clique em links duvidosos, sempre desconfie de ofertas desse tipo no WhatsApp, busque mais informações a respeito e nunca compartilhe adiante para outras pessoas no app.

Melissa e Três Corações também são explorados em golpes via WhatsApp
Nas últimas semanas, golpes parecidos apareceram em compartilhamentos no WhatsApp. A abordagem é muito semelhante, com perguntas e seleções em um site duvidoso, que também pede para que o usuário espalhe a mensagem em seus grupos no mensageiro.

As duas campanhas criminosas vistas desde o começo do mês usam o Outubro Rosa como mote para falsas promoções do grupo de calçados Melissa, que estaria dando sandálias gratuitamente; e da marca de café Três Corações, que estaria distribuindo cafeteiras na faixa.

As orientações seguem as mesmas do golpe da falsa promoção do Assaí: não clique em links duvidosos, sempre desconfie de ofertas desse tipo no WhatsApp, busque mais informações a respeito e nunca compartilhe mensagens como essas para outras pessoas no app.