A clonagem de chave, conhecida como Relay Attack, é uma técnica avançada de roubo de veículos que emergiu na Europa no início de 2022 durante a pandemia e se espalhou para o Brasil. Inicialmente desenvolvida por hackers para contornar sistemas de segurança de dispositivos eletrônicos, essa estratégia foi adaptada para o setor automobilístico.
À medida que os veículos se tornam cada vez mais interconectados, a clonagem de chaves automotivas representa um perigo real. Essa vulnerabilidade é particularmente notável em modelos que utilizam chaves presenciais, dispensando a necessidade de inserir a chave na fechadura. Isso permite o destravamento das portas e a partida do veículo quando o proprietário se encontra nas proximidades.
O Relay Attack permite a clonagem das chaves automotivas a distância, assim que os criminosos identificam seu alvo. Após a clonagem bem-sucedida, eles podem entrar e roubar o veículo sem a necessidade de arrombar portas ou janelas. Esse método de roubo da chave automotiva é sofisticado em sua tecnologia de clonagem, mas ao mesmo tempo, sua execução é relativamente simples para os criminosos.
Como é feita a clonagem de chave automotiva
O processo de clonagem de chave automotiva e o subsequente roubo envolvem dois perpetradores. O primeiro indivíduo carrega um dispositivo capaz de captar e “roubar” o sinal da chave presencial do veículo. O segundo cúmplice fica próximo ao veículo-alvo e recebe a transmissão dos dados da chave, permitindo-lhe acesso ao veículo. Tudo isso ocorre sem acionar alarmes, imobilizadores ou dar qualquer indício ao proprietário de que algo está acontecendo.
De acordo com uma reportagem do portal britânico Daily Mail, dispositivos com a tecnologia de clonagem de chaves são vendidos livremente em lojas online, inclusive no Brasil, a preços acessíveis, e têm a capacidade de copiar sinais a distâncias de até 100 metros.
Como se proteger da clonagem da chave do carro:
- Compre uma carteira tipo Faraday para guardar a chave, pois ela bloqueia sinais eletrônicos;
- Enrole a chave do carro em papel alumínio, embora possa parecer estranho, também produz o efeito de bloquear as ondas de rádio e assim, impedir que o sinal dela seja rastreado e copiado pelo dispositivo do ladrão.
Leia também – Byd Dolphin entra no top 10 e mostra que é possível ser esportivo e acessível