Fortes chuvas deixam pelo menos 42 mortos em vários locais do Brasil

COMPARTILHE !!
Por: Com Jovem Pan  Data: 28/12/2022 às 05:59
Imagem: TV Brasil

As fortes chuvas que atingem o Brasil nas últimas semanas deixaram até esta terça-feira, dia 27, ao menos 42 mortos em oito Estados. Os óbitos ocorreram na BahiaEspírito SantoMinas GeraisParanáRio de JaneiroSergipeSanta Catarina e em São Paulo.

Na Bahia, até o momento, uma vítima fatal e mais de 24.900 pessoas desalojadas, ou seja, foram obrigadas a deixarem as casas, e outras 2.220 desabrigadas. A Bahia é o Estado com o maior número de municípios afetados pelas fortes chuvas, com 111.

O Espírito Santo registrou duas mortes. De acordo com informações divulgadas pelo governo estadual na segunda-feira, 26, 1.243 pessoas ficaram desalojadas e 495 desabrigadas.

Minas Gerais tem o maior número de óbitos até o início da noite desta terça-feira, dia 13. Inclusive, em um dos casos mais recentes, a Defesa Civil informou que três mulheres foram encontradas sem vida após um deslizamento de terra que atingiu quatro residências durante a madrugada do domingo, 25, no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce. O Estado também tem 7.407 pessoas desalojadas e 1.507 desabrigadas.

Em Santa Catarina foram registrados elevados números de mortes devido os temporais. Ao todo foram confirmados 11 óbitos até o último dia 20.

No Paraná, duas pessoas morreram devido as fortes chuvas – há 165 desalojados e ao menos 13 desabrigados. Outros dois óbitos foram registrados no Estado de Sergipe. No Rio de Janeiro, os temporais deixaram pelo menos quatro vítimas fatais.

Em São Paulo foram contabilizadas, até o momento, seis mortes, 367 pessoas desalojadas e outras 17 desabrigadas. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta para chuvas intensas acompanhadas de raios, granizos e fortes rajadas de vento a partir desta terça-feira, 27. De acordo com o órgão, o alerta de temporal permanece até a sexta-feira, 30.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país deverão ser atingidas por chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de vento durante a última semana de 2022. No Nordeste, a chuva deverá ocorrer de forma mais isolada na faixa leste da região.

No Sul do país, as chuvas devem durar somente até sexta-feira, predominando o sol nos últimos dias do ano. Já na região Norte, as altas temperaturas vão continuar, com possibilidade de chuvas no final da tarde.