Nuvens bastante carregadas se espalham pelo interior do Nordeste e provocaram muita chuva, que caiu com força também sobre o sertão. Em diversas áreas do interior nordestino choveu nesta segunda-feira, 2, mais do que média de chuva normal para todo o mês de novembro.
Foi o que ocorreu em Petrolina, no sertão de Pernambuco. Entre 3 horas da madrugada e 22 horas choveu 96,2 mm, sendo que a média de chuva para novembro é de 52 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Isto significa que em menos de 24 horas choveu quase o dobro do normal. No interior da Bahia, em Senhor do Bonfim, choveu 93 mm e a média para novembro é de 65 mm.
Confira outros volumes de chuva bastante elevados registrados pelo INMET entre 23h do dia 1 e 23h de 2/11/2020 e a comparação com média
- Petrolina (PE): 96,2 mm – choveu quase o dobro a média para o mês (média novembro: 52,0 mm
- Senhor do Bonfim (BA): 93,0 mm ( média para novembro: 65 mm)
- Irecê (BA): 75,0mm (média para novembro: 99 mm)
- Piatã (BA): 74,0 mm
- Brumado (BA): 49,6 mm
- Serrinha (BA): 42,2 mm (média novembro: 63 mm)
- Em Jeremoabo, também na Bahia, o INMET registrou 76,6 mm em 3 horas, no começo da madrugada desta terça-feira
A chuva em Irecê avançou pela madrugada desta terça-feira e até 3 horas o total acumulado foi de 135,6 mm, superando a média normal para todo mês de novembro.
Mais chuva forte nesta terça
Durante esta terça-feira, 3 de novembro, esta frente fria vai se afastando da Bahia, mas deixa áreas de instabilidade sobre o Nordeste. Praticamente toda a Região permanece coberta por nuvens e que vão provocar mais chuva.
A previsão ainda é de chuva volumosa e temporais sobre a Bahia, Maranhão, Piauí, sertão do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e também de Alagoas e Sergipe.
Atenção Bahia, Maranhão e Piauí
A partir da quarta-feira, 4 de novembro, a tendência é de enfraquecimento da instabilidade sobre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Porém, os estados da Bahia, Piauí e Maranhão vão continuar dentro de áreas de instabilidade que vão manter o excesso de nebulosidade e as condições para chuva até o fim da semana. Tem risco de chuva forte.