Flamengo x Athletico-PR: confira todas as informações da grande final da Libertadores

COMPARTILHE !!
Por: Gazeta Esportiva  Data: 29/10/2022 às 08:52
Imagem: Reprodução

A grande final da Libertadores será disputada neste sábado em Guayaquil, no Equador. Pelo terceiro ano consecutivo, a disputa pela Glória Eterna se dará entre duas equipes brasileiras. Às 17 horas (de Brasília) Flamengo e Athletico-PR iniciarão o confronto no estádio Monumental.

Invicto e com a melhor campanha da competição, o Flamengo busca seu terceiro título no maior torneio do continente. Campeão em 1981 com Zico e companhia, o Rubro-Negro carioca esperou 38 anos pelo bicampeonato, que veio em 2019 na épica final contra o River Plate, da Argentina. Ano passado, a equipe chegou perto do título ao cair na final contra o Palmeiras por 2 a 1, mas desta vez promete ser diferente.

Vários remanescentes do título de três anos atrás ainda vestem o manto sagrado, como Diego Alves, Filipe Luis, Diego Ribas, Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique. Para os dois Diegos, esta deve ser a despedida do clube, já que não devem renovar seus contratos e podem pendurar as chuteiras. Já Felipe Luís, aos 36 anos, mas ainda titular, segue com o futuro indefinido. Dos seis atletas, o único sem chances de entrar em campo neste sábado é Bruno Henrique, que se recupera de uma cirurgia no joelho.

O Furacão, por sua vez, só chegou perto do título em 2005, quando caiu na final diante do São Paulo, e busca a taça inédita. Sob o comando do experiente Luiz Felipe Scolari, a equipe paranaense não será um adversário fácil para o Flamengo e chega com chances reais de título.

Além da glória, o campeão deste ano receberá o generoso prêmio de 16 milhões de dólares, cerca de R$ 85 milhões na cotação atual. Ao vice caberá a quantia também expressiva de 6 milhões de dólares, aproximadamente R$ 32 milhões.

Sem surpresas nas escalações
Para o confronto decisivo, embora sempre haja algum mistério, não se esperam surpresas dos treinadores nas escalações. Do lado do Flamengo, Dorival Júnior deverá mandar a campo a equipe que ficou conhecida nos últimos meses como o ‘time das copas’, em função do rodízio constante no elenco. A principal dúvida era no meio, já que Thiago Maia fazia tratamento para um inchaço no joelho, mas o volante voltou a treinar normalmente com o grupo e não deve ser problema.

“Chegaremos ao jogo mais importante do ano com totais condições, com praticamente todos os jogadores preparados. Chegamos tranquilos, porque tudo o que poderia ser feito foi feito. O resultado vai depender do que acontecer no campo” afirmou Dorival Jr. em coletiva.

Felipão, que busca seu terceiro título de Libertadores e pode estar se despedindo do futebol este ano, conhece bem o adversário. Desde que assumiu o Athletico-PR este ano, os dois times já se enfrentaram duas vezes pelas quartas de final da Copa do Brasil e uma vez pelo Campeonato Brasileiro. O saldo foi positivo para o Flamengo, com duas vitórias e um empate, mas os duelos mostraram ao treinador que sua equipe pode fazer frente ao Urubu.

“Se soubermos nos comportar com qualidade e simplicidade, podemos complicar o jogo e sair com o título” disse o técnico do Furacão em coletiva.

Treinador copeiro por excelência, Scolari deve optar por escalar três volantes no meio de campo, com Erick, Fernandinho e Alex Santana. Mas sem conseguir marcar gols na defesa do Fla nos três confrontos mais recentes, Felipão não deve usar o esquema com três zagueiros e optará por três atacantes na linha de frente formada por Vitinho, Pablo e Terans. O jovem Vítor Roque deve ser alternativa para o segundo tempo.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO X ATHLETICO PARANAENSE

Local: Estádio Monumental, em Guayaquil (Equador)
Data: Sábado, 29 de outubro de 2022
Horário: 17h00 (de Brasília)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luis; Thiago Maia (Pulgar), João Gomes e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Pedro e Gabigol
Técnico: Dorival Jr.

ATHLETICO-PR: Bento, Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner; Erick, Fernandinho e Alex Santana; Vitinho, Pablo e Terans
Técnico: Luiz Felipe Scolari