Fiocruz entrega vacina em 8 de fevereiro, governo pede 100 milhões de doses

COMPARTILHE !!
Por: Noticia ao Minuto  Data: 23/12/2020 às 08:15
Imagem: Getty Images

A vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford começará a ser entregue ao Ministério da Saúde a partir de 8 de fevereiro. As informações são da Fiocruz, responsável pela produção no Brasil.

A previsão foi divulgada pela presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, nesta terça (22), em audiência realizada pela comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à Covid-19.

Após embates em torno da compra da Coronovac, da farmacêutica Sinovac em parceria com o Insituto Butantan, o secretário de Vigilância da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, afirmou, na mesma audiência, que agora negocia a compra de 100 milhões de doses do imunizante chinês.

De acordo com Lima, da Fiocruz, serão entregues 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford de 8 a 12 fevereiro e mais 1 milhão na semana seguinte para o PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde. A partir de então, serão 700 mil doses diariamente.

A presidente da Fiocruz esclareceu que há um esforço para tentar adquirir vacinas que sejam produzidas em outros laboratórios do mundo antes desse prazo. A intenção é antecipar a vacinação.

“Haverá uma reunião com o diretor da AstraZeneca para ver essa possibilidade. O prazo com que estamos comprometidos é esse, mas estamos num esforço nacional para aumentar a proteção o mais rápido possível”, disse.

Medeiros disse que o Ministério da Saúde receberá ao menos 150 milhões de doses no 1° semestre. Desse total, estão incluídas as vacinas do Butantan, da Pfizer e da AstraZeneca.