Ar seco deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente no interior do Estado
Altas temperaturas em Alagoas neste final de semana. É o que aponta a Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), ao confirmar uma onda de calor invadindo o Estado.
Isso acontece porque a formação de uma massa de ar seca sobre o continente vem sendo influenciada por um sistema chamado de alta subtropical do atlântico sul.
“Este sistema sobre o continente acaba inibindo as chegadas de frente frias, que ao chegarem ao sul do país acabam se deslocando diretamente para o oceano atlântico formando um bloqueio atmosférico. Dessa forma, o tempo se mantém seco e com pouca umidade no restante do país”, explica o meteorologista Vinicius Pinho. Esse ar seco e quente deve deixar as temperaturas elevadas e com sensações térmicas mais intensas, principalmente na região do interior de Alagoas, onde as máximas podem chegar aos 38°C.
É importante ressaltar que para configurar uma situação de alerta meteorológico devido às altas temperaturas, é preciso ultrapassar o período de cinco dias consecutivos com as temperaturas máximas 5°C acima da média histórica.
Fim de semana
Para o final de semana em Alagoas, a previsão do tempo divulgada nesta sexta-feira (9) pela Sala de Alerta mostra tempo predominantemente ensolarado e altas temperaturas como o esperado para todo o estado.
Na sexta-feira, as temperaturas variam entre 25ºC e 31°C na capital alagoana. No Sertão alagoano, entre 21°C e 35°C.
Para o sábado (10), o tempo se mantém o mesmo. No Agreste, os termômetros atingem mínima de 24°C e máxima de 33°. No Litoral, entre 25°C e 32°C.
No Domingo (11), predomínio de sol e tempo seco em todas as regiões de Alagoas. No Sertão, mínima de 22°C e máxima de 38°C. Em Maceió e Baixo São Francisco, 24°C de mínima e 33°C de máxima.
A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo pode ser feito pelo site Semarh.