Se fazer exercícios não está funcionando para você, que tal tomar um banho para dormir mais rápido e melhor?
Atividades físicas e sono
Atividades físicas costumam ser associadas positivamente a uma boa noite de sono.
Mas, se feitos em determinados momentos do dia, ou pouco antes de dormir, os exercícios também podem alterar a forma como dormimos de modo não tão benéfico.
Para tentar fazer um resumo do que se sabe, pesquisadores da Universidade de Concórdia (Canadá) fizeram uma meta-análise de 15 estudos de alta qualidade já publicados para ver como uma única sessão de exercícios intensos, feitos nas horas anteriores à hora de dormir, afeta adultos saudáveis jovens e de meia-idade.
Para tirar uma média, a equipe combinou os dados dos 15 estudos e executou uma análise estatística para examinar variáveis como o horário do exercício – início da noite ou final da noite – e as horas entre o término do exercício e a hora de dormir – menos de duas horas, cerca de duas horas, e duas a quatro horas.
Variáveis adicionais incluíram o nível de aptidão dos participantes (sedentários ou fisicamente ativos), a intensidade e a duração dos exercícios, além dos tipos específicos de exercícios realizados.
“No geral, nossa análise mostrou que, quando os exercícios terminavam duas horas antes de dormir, havia benefícios para o sono, incluindo a promoção do início do sono e o aumento da duração do sono,” contou o pesquisador Emmanuel Frimpong. “Por outro lado, quando o exercício terminou menos de duas horas antes de dormir, o sono foi impactado negativamente. Demorou mais para os participantes adormecerem e a duração do sono diminuiu.”
Meta-análise exercícios e sono
Veja outras conclusões da análise sobre a relação entre exercícios e sono:
- O exercício noturno de alta intensidade ajudou a dormir mais rápido e melhorou a duração do sono, especialmente quando realizado por indivíduos sedentários.
- Exercícios de alta intensidade realizados entre 30 e 60 minutos também melhoraram o início e a duração do sono.
- Exercícios de ciclismo beneficiaram mais os participantes em termos de início e sono profundo.
- Exercícios de alta intensidade, independentemente do tempo, contribuíram para uma ligeira diminuição no estágio de movimento rápido dos olhos (REM) do sono, o estágio do sono que é comumente associado aos sonhos.