Farmácias e drogarias registraram um aumento de 326% no números de testes positivos de Covid-19 em maio. Esses dados são da Associação Brasileiras de Farmácias e Drogarias e foram divulgados pelo jornal O Globo. Os números foram obtidos após comparação de dados entre os meses de maio e abril.
Os testes positivos de Covid-19 subiram bastante. Apenas em maio, as farmácias e drogarias de todo o país registraram 136 mil casos de Covid-19, número quatro vezes maior que em abril, quando foram registrados 31 mil.
O aumento da procura de testes também é grande. Comparando abril e maio, houve crescimento de 109% a taxa de procura por testes. Foram 262 mil testes feitos em abril contra 549 mil feitos em maio.
A taxa de positividade também acompanha esses dados e registra aumento de 104% entre os dois meses: em abril, a taxa de positividade era de 12,17% e passou para 24,78% em maio, sendo o maior número desde fevereiro. Entretanto, a taxa segue menor que a de janeiro, quando o índice chegou a quase 40%. Nos laboratórios também foi observado aumento.
O Instituto Todos Pela Saúde relatou aumento de 163% na taxa de positividade. Em abril, ele era de 13% e agora chegou a 34,3%.