O direito à educação de crianças e adolescentes do estado de Alagoas estará no foco das discussões na próxima semana. Com o objetivo de lançar um grande movimento de busca ativa escolar por cada menina e cada menino que está fora da escola ou em risco de evasão, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) irão liderar dois encontros, nesta terça (25) e quarta-feira (26), reunindo cerca de 400 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, gestores estaduais e representantes de diversas instituições. As atividades serão realizadas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, das 8h às 16h.
O coordenador do UNICEF para o Semiárido, Dennis Larsen, destacou que o encontro tem a finalidade de possibilitar o engajamento do poder público, de gestores estaduais e municipais e de organizações que atuam na defesa dos direitos de crianças e adolescentes para fortalecer o compromisso pelo direito à educação. “Precisamos assegurar o acesso de cada menina e cada menino que está fora da escola e garantir que estejam protegidos e aprendendo no ambiente escolar. Para isso precisamos unir forças e adotar estratégias para enfrentar essa questão”, ressaltou.
O Encontro Estadual pela Busca Ativa Escolar, que será realizado na quarta-feira (26), reunirá gestores de todos os municípios alagoanos, do Governo do Estado e também representações de instituições como o Tribunal de Contas do Estado, a Defensoria Pública e o Ministério Público. Além da apresentação da estratégia e da plataforma do UNICEF para a Busca Ativa Escolar (BAE), será assinada a Carta de Maceió “Fora da Escola não Pode”, com o objetivo de reafirmar o compromisso dos participantes com a promoção, defesa e proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes de Alagoas.
Também serão assinados os temos de compromisso com municípios que aderiram à estratégia e será discutida a criação do Comitê Estadual da Busca Ativa Escolar, formado pela sociedade civil e governos, mobilizados pela permanência e inclusão de crianças e adolescentes na escola. No dia anterior, na terça-feira (25), será realizada uma oficina de formação sobre a BAE com cerca de 50 profissionais de 13 municípios da região metropolitana de Maceió. As equipes serão treinadas para a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes.
Exclusão escolar – De acordo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”, realizado pelo UNICEF em parceria com o Cenpec Educação, 124 mil crianças e adolescentes estavam sem acesso à educação no Estado em novembro de 2020.
Sobre a BAE em Alagoas – A Busca Ativa Escolar (BAE) é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF e Undime, composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica para apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Em Alagoas, a estratégia é implementada através do Selo UNICEF no Estado. Conta ainda com a parceria da BRK para implementação nos municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Murici, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. A estratégia tem a Asserte como parceira implementadora do projeto no Estado.
Oficina da Busca Ativa Escolar
Data: 25/04/23 (terça-feira)
Hora: 8h às 16h
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti – Jaraguá – Maceió – AL)
Encontro Estadual pela Busca Ativa Escolar – Alagoas
Data: 26/04/23 (quarta-feira)
Hora: 8h às 16h
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti – Jaraguá – Maceió – AL)