Estudo diz que homens transmitem mais a Covid-19, entenda o porquê

COMPARTILHE
Por: Futurism  Data: 08/12/2021 às 07:32
Fonte de Imagem: Atef Safadi/EFE/EPA

Um grupo de pesquisadores descobriu acidentalmente que homens adultos transmitem mais a Covid-19 do que mulheres e crianças. Isso acontece porque eles liberam uma quantidade maior de vírus ao tossir ou espirrar quando comparados com mulheres adultas e crianças de ambos os sexos.

Segundo os pesquisadores, isso acontece por uma razão simples: homens adultos tendem a possuir pulmões maiores do que mulheres ou crianças. “Os adultos tendem a emitir mais partículas do que as crianças”, declarou o professor de engenharia mecânica da Universidade Estadual do Colorado, John Volckens.

Homens também falam mais alto

Além disso, Volckens também defende que os homens adultos tendem a falar ou cantar em volumes mais altos, o que contribui para maior emissão de aerossóis. “A energia que exercem para projetar suas vozes “se traduz em mais partículas saindo de seu corpo”, completa o pesquisador.

Porém, mais do que o gênero da pessoa infectada, a ausência de ventilação é um motivo muito mais grave para o espalhamento do vírus. Segundo os pesquisadores, espaços fechados em que pessoas falam, cantam e gritam alto são os locais com maior taxa de transmissão da Covid-19.

Durante os estudos, os pesquisadores também descobriram que cantar alto espalha uma quantidade maior de partículas do que apenas falar mais alto do que o normal. Isso dá a entender que locais como casas de shows fechadas e bares com música ao vivo e sem ventilação sejam os mais perigosos para a transmissão do vírus.

Voluntários peculiares

Para realizar os experimentos, os pesquisadores usaram equipamentos relativamente simples, como uma câmara de teste de aerossol. Foram chamados como voluntários cantores, tocadores de instrumentos de sopro e atores de teatro para medir a emissão de partículas.

Agora, as próximas fases do estudo devem se concentrar em saber quais instrumentos musicais têm maior probabilidade de espalhar o vírus da Covid-19.