Esqueci de tomar a pílula anticoncepcional: o que fazer?

COMPARTILHE
Por: Tua Saúde  Data: 02/03/2022 às 11:42
Fonte de Imagem: Reprodução

Em caso de esquecimento do anticoncepcional, é importante que sejam seguidas as indicações da bula. No caso da pílula de 28 dias (Micronor, Adoless, Gestinol, Qlaira e Elani 28), caso o esquecimento tenha sido de até 3 horas, é indicado tomar assim que lembrar, sem que exista risco de gravidez. No caso do esquecimento ter sido de mais de 3 horas, é também indicado tomar assim que lembrar, porém é importante usar camisinha nos próximos 7 dias para prevenir a gravidez.

Já nos casos das pílulas de 21 e 24 dias (Diane 35, Selene, Tâmisa 20, Ciclo 21, Yaz Flex, Yasmin, Mirelle C), caso o esquecimento tenha sido de até 12 horas, é recomendado tomar assim que lembrar, sem que exista risco de engravidar. No entanto, caso o esquecimento tenha sido de mais de 12 horas, é recomendado:

  • Na 1ª semana: Tomar assim que lembrar e a outra no horário habitual. Usar camisinha nos próximos 7 dias. Existe risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior.
  • Na 2ª semana: Tomar logo que lembrar, mesmo que tenha que tomar 2 pílulas juntas. Não é preciso usar camisinha e não tem risco de engravidar.
  • No final da cartela: Tomar a pílula logo que lembrar e seguir a cartela normalmente, mas emendar com a próxima cartela, logo a seguir, ficando sem menstruar.

Se costuma esquecer de tomar a pílula, é importante considerar a possibilidade de usar outro método contraceptivo, sendo importante discutir com o ginecologista a troca e como deve ser feita.

Além disso, é preciso seguir algumas recomendações do que fazer de acordo com a quantidade de pílulas da cartela, como por exemplo:

1. Se esquecer de tomar a 1ª pílula da cartela

  • Quando é preciso começar uma nova cartela, tem até 24 horas para iniciar a cartela sem ter que se preocupar. Não precisa usar camisinha nos próximos dias, mas há risco de engravidar caso tenha tido relação sexual na semana anterior.
  • Caso só se lembre de começar a cartela com 48 horas de atraso, existe o risco de engravidar, por isso deve usar camisinha nos próximos 7 dias.
  • Se o esquecimento for maior que 48 horas não deve iniciar a cartela e esperar pela vinda da menstruação e nesse primeiro dia da menstruação iniciar uma nova cartela. Durante esse período de espera pela menstruação deve usar camisinha.

2. Se esquecer 2, 3 ou mais pílulas seguidas

  • Ao esquecer 2 pílulas ou mais da mesma cartela existe o risco de engravidar e por isso deve-se usar a camisinha nos próximos 7 dias, também existe o risco de engravidar se tiver tido relação sexual na semana anterior. Em todo caso, deve-se continuar as pílulas normalmente até acabar a cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 2ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela.
  • Se esquecer 2 comprimidos na 3ª semana, pode-se abandonar a cartela durante 7 dias e no 8º dia iniciar uma nova cartela OU continuar com a cartela atual e depois emendar com a cartela seguinte.

Quando tomar a pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é uma contracepção de emergência que pode ser usada até 72 horas depois da relação sexual sem camisinha. Entretanto ela não deve ser usada habitualmente porque tem alta concentração hormonal e altera o ciclo menstrual da mulher.

Como saber se fiquei grávida

Caso tenha esquecido de tomar a pílula, dependendo do tempo de esquecimento, da semana e de quantas pílula esqueceu de tomar no mesmo mês, existe o risco de engravidar.

Assim, para saber se está grávida, é necessário realizar um teste de gravidez, que pode ser o de sangue ou de urina. É indicado que o teste de gravidez seja feito, no mínimo, 5 semanas após o dia em que a pílula foi esquecida, pois assim é possível haver quantidades suficientes do hormônio beta-HCG circulantes, que é o hormônio relacionado com a gravidez.