Engenheira miguelense é selecionada para ser mentora de evento da NASA em Alagoas

COMPARTILHE !!
Por: Array / Andira Miranda para o AlagoasWeb  Data: 25/10/2019 às 10:55
Imagem: Reprodução

A engenheira mecânica de 27 anos, Renata Guedes, foi mentora do Nasa Space App Challenge Maceió, uma maratona de tecnologia que visa encontrar soluções para 25 desafios de programaçãoNascida em São Miguel dos Campos, a engenheira mecânica Renata Guedes, de 27 anos, cresceu acreditando que grandes voos só poderiam ser alcançados por pessoas ‘de nome’, como ela mesma costuma dizer.

Filha de dona Quitéria e seu Manoel, um pedreiro e uma empregada doméstica, recentemente, Renata foi selecionada para ser mentora do ‘Nasa Space App Challenge’, um evento de processo de criação de soluções organizado pela maior agência de projetos de exploração espacial do mundo, a National Aeronautics and Space Administration – NASA.

A jovem engenheira auxiliou as equipes participantes a colocarem em prática os projetos que foram desenvolvidos na maratona de tecnologia, que ocorreu entre os dias 18 e 20 de outubro no Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (Unit- AL).

Apesar do extenso currículo como proprietária de uma empresa de gestão de negócios e expansão, mestranda em Negócios Internacionais pela Must University, localizada no estado da Flórida, Estados Unidos, ela conta que se surpreendeu com o convite. “Fiquei emocionada, não imaginava que chegaria tão alto na minha carreira, para mim é o auge. De onde eu vim isso é muito distante, e eu nunca pensei que poderia ser lembrada ou que as pessoas pudessem olhar para mim, muito menos saberiam o que eu faço”, comenta.

Atual Gestora de Projetos da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI), Renata ressalta a importância do trabalho na Secretaria para a complementação da sua carreira. “De modo geral, além de eu conseguir exercer o que eu mais gosto de fazer, que é a gestão de projetos, a Secti ainda está alinhada com o que é de mais novo no mundo da tecnologia”. Ela ainda explica que a Secretaria funciona para a sociedade como um elo entre o serviço público e privado.

Nasa Space App Challenge Maceió
Em relação à expectativa para o evento, a engenheira conta que, seu principal objetivo, foi tentar transmitir conhecimento. “Transmiti um pouco da minha vivência de mercado, para que eles pudessem desenvolver projetos que realmente tivesse um impacto na sociedade. Para mim, essa parte é a mais gratificante”, diz emocionada.

Pela primeira vez em Alagoas, e em seu oitavo ano consecutivo de realização no Brasil, o hackathon internacional, ou maratona de tecnologia para desenvolvimento de soluções, aconteceu entre os dias 18 e 20 de outubro no Centro Universitário Tiradentes (Unit). A Secretária da Secti, Cecília Rocha, foi uma das participantes convidadas para prestigiar a série de desafios. O Space Apps contou com a presença de mais de 18.000 pessoas em 75 países ano passado.