Encontro de Matemática do Agreste Alagoano acontece em outubro

COMPARTILHE
Por: Array / Assessoria  Data: 06/09/2019 às 15:05
Fonte de Imagem: Reprodução

O Encontro de Matemática do Agreste Alagoano (EMAAL) foi originalmente motivado a partir dos encontros locais organizados e realizados pelo Curso de Matemática em Arapiraca, com o apoio do Centro Acadêmico de Licenciatura em Matemática (CALMA), conhecidos como “Semana de Matemática da UFAL/Campus Arapiraca”, realizadas anualmente desde 2007. A partir de 2013 o evento Semana de Matemática passou a ser denominado “Encontro de Matemática do Agreste Alagoano” (EMAAL). Este ano o evento chega a sua 6° edição, e será realizado no período de 07 a 11 de outubro na mesma instituição.

O EMAAL tem por finalidade promover o acesso ao ensino, a pesquisa e a extensão na área de matemática, bem como proporcionar a divulgação científica da Matemática no Agreste alagoano, além de pôr em contato professores de matemática da Educação Básica na construção de novas práticas metodológicas. O evento vem se consolidando e sendo reconhecido em todo Estado de Alagoas, inclusive com a participação de professores visitantes internacionais e nacionais e pesquisadores de várias instituições brasileiras, como: UNICAMP, USP, UFRJ, INIVASF, UFS, UFPB, UESB, IFAL, IFS, UFRPE, SESI, UNEAL.

A cada edição o evento proporciona atuações que compreendem a integração entre Matemática Pura, Educação Matemática e Matemática Aplicada. Assim sendo, valida a grande importância que esses eixos asseguram na formação e desenvolvimento da sociedade onde estão intimamente conectados. O evento atinge um público bastante heterogêneo, desde escolas da rede pública Estadual e Municipal, incluindo o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), contemplando, aproximadamente, um total de 700 participantes.

Na última edição, contamos com a participação de alunos da rede pública Estadual e Municipal do Agreste Alagoano, bem como de alunos da Graduação dos Cursos de Ciências Exatas da UFAL, da UNEAL e IFAL. Evidenciamos que a cada ano há um aumento no número de participantes, como também na oferta de atividades desenvolvidas pelo evento. Nesta edição, esperamos a participação de aproximadamente 500 estudantes e profissionais da Educação de diversas instituições da região Nordeste.

O VI EMAAL tem como tema “Mulheres nas ciências exatas: desafios e oportunidades”. Visto isso, o evento terá como objetivo ampliar o debate nacional sobre a inserção da mulher nas ciências exatas e trazer reflexões sobre os desafios e conquistas das mulheres no mundo científico. Nesse sentido, a programação visa promover atividades como palestras, oficinas, minicursos, mesa-redonda, sessão de apresentação oral e sessão de apresentação em pôsteres.

Tendo como perspectiva a integração dos objetivos mencionados acima, o VI EMAAL busca contribuir de forma incisiva na interação entre professores pesquisadores de diversas áreas e linhas de pesquisa e licenciandos. Além de tentar estabelecer novas relações entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 04 de outubro, por meio do site www.sites.google.com/prod/view/viemaal através do preenchimento de um formulário disponibilizado no mesmo. Vale ressaltar a oportunidade oferecida pelo evento para a participação de alunos provenientes do Ensino Básico da região, a fim de proporcioná-los uma experiência única, atrativa e significativa por meio de minicursos e oficinas no âmbito da universidade.