É verdade que seu nome fica ‘limpo’ depois de 5 anos?

COMPARTILHE
 Data: 08/12/2021 às 13:44
Fonte de Imagem: Reprodução

Ter o nome sujo é algo ruim para qualquer pessoa, pois com isso muitas portas se fecham como conseguir um empréstimo, ter um cartão de credito, fazer compras entre outras.

Mas infelizmente boa parte dos inadimplentes do Brasil não tem condições de quitas suas dividas, e com isso uma das esperanças que esse grupo de pessoas tem é de que passa um tempo seu nome limpe, mas será que isso realmente é verdade?

Se você está ou já ficou com o nome sujo na Serasa ou SPC provavelmente quer saber por quanto tempo o nome limpa sozinho. Porque nós sempre ouvimos falar que a divida caduca depois de 5 anos.

O que acontece é o seguinte, o que deixa de existir após o período de 5 anos é o registro em órgãos como o SPC, Serasa ou SCPC, de acordo com a justiça brasileira, o credor possui cinco anos para cobrar pelo débito na Justiça.

Passado esse empo o financiador perde o direito de exigir a cobrança na justiça ou protestá-la em cartório assim ficam anulados os registros de débitos nos sistemas de crédito.

Caso o seu nome já esteja no Serasa ou no SPC e o cobrador não tenha renovado a cobrança dentro desse prazo ele deverá retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito após esse período.

Então o significado da famosa divida caducada é esse, a divida não aparecerá mais nas consultas aos registros de proteção ao crédito. O que pode ajudar no seu Score.

Porém é preciso se lembrar que por mais que sua dívida seja retirado de registro após 5 anos, ela continuará registrada internamente na instituição que você um dia já deveu.

Por exemplo se você teve um débito em uma instituição financeira seja ela qual for ele ficará registrado junto ao Banco Central, mesmo depois de 5 anos.

Como consultar se meu nome está sujo no Serasa?

  • Acesse o site da Serasa;
  • Clique em “Consultar CPF grátis”;
  • Cadastre-se, caso ainda não tenha o registro;
  • Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
  • Entre com seu login e senha;
  • Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.