Dormir bem reduz apetite em até 500 calorias por dia, revela estudo

COMPARTILHE
Por: SNB com Jama/GNN  Data: 10/02/2022 às 16:39
Fonte de Imagem: Getty Imagem

Dormir bem ajuda a emagrecer! Sim, um novo estudo internacional mostra que uma boa noite de sono ajuda a reduzir o apetite em até 500 calorias por dia.

A descoberta é de cientistas da Universidade de Medicina de Chicago. Eles aumentaram de 6 horas para 8 horas o tempo de sono dos participantes do estudo e tiveram bons resultados, que foram publicados na revista JAMA Internal Medicine.

“Em nosso estudo, apenas manipulamos o sono e os participantes comeram o que quisessem, sem registro de alimentos ou qualquer outra coisa para rastrear sua nutrição por conta própria”, o autor da pesquisa, Dr. Esra Tasali.

E ele disse que os resultados apareceram em 14 dias: “Este não foi um estudo de perda de peso. Mas mesmo em apenas duas semanas, temos evidências quantificadas mostrando uma diminuição na ingestão calórica e um balanço energético negativo – a ingestão calórica é menor do que as calorias queimadas”.

A redução de calorias

As pessoas que dormem mais reduzem sua ingestão de calorias em uma média de 270 kcal por dia, com algumas até cortando 500, descobriram os pesquisadores.

Isso se traduz em cerca de 12 kg de perda de peso ao longo de três anos, desde que os efeitos sejam mantidos a longo prazo.

Um padrão de sono saudável poderia, portanto, ser usado para combater a obesidade, que afeta cerca de 13% da população mundial.

Motivo da perda de peso

E o Dr. Tasali garante que tudo isso aconteceu porque as pessoas que participaram do teste reaprenderam a dormir.

“Nós simplesmente treinamos cada indivíduo sobre uma boa higiene do sono e discutimos seus próprios ambientes pessoais de sono, fornecendo conselhos personalizados sobre as mudanças que eles poderiam fazer para melhorar a duração do sono”.

“Vimos que, após apenas uma única sessão de aconselhamento do sono, os participantes conseguiram mudar seus hábitos de dormir o suficiente para levar a um aumento na duração do sono.

O estudo

Os pesquisadores recrutaram 80 adultos jovens com excesso de peso, que geralmente dormiam apenas seis horas e meia por noite.

Eles foram solicitados a usar um monitor de sono e sessões de aconselhamento para dormirem até oito horas e meia por noite.

Dessa forma, os participantes puderam continuar dormindo em suas próprias camas e não precisaram mudar suas dietas.

Os participantes aumentaram a duração média do sono em mais de uma hora por noite após apenas uma sessão de aconselhamento.

Para rastrear sua ingestão de calorias, os pesquisadores usaram um teste de urina especial chamado “método da água duplamente rotulada”, ou seja, deram aos participantes água onde os átomos de hidrogênio e oxigênio foram substituídos por substâncias inofensivas menos comuns.

4 semanas

O estudo durou quatro semanas, sendo as duas primeiras dedicadas a descobrir quantas horas os participantes desfrutaram.

Tasali disse: “Se hábitos saudáveis ​​de sono forem mantidos por mais tempo, isso levaria a uma perda de peso clinicamente importante ao longo do tempo.

Em outras palavras, dormir o suficiente pode evitar que milhões de pessoas ganhem peso indesejado, dizem os cientistas.

“Muitas pessoas estão trabalhando duro para encontrar maneiras de diminuir sua ingestão calórica para perder peso – bem, apenas dormindo mais, você pode reduzi-la substancialmente”, concluiu.