Doenças que mais matam – Conheça um pouco sobre cada uma delas

Você já se questionou quais são as doenças que mais matam no mundo? Os dois primeiros colocados ocupam essa posição desde 2001

COMPARTILHE
Por: Agências  Data: 03/09/2020 às 15:17
Fonte de Imagem: Noticias do Minuto
Você já se questionou quais são as doenças que mais matam no mundo? Os dois primeiros colocados ocupam essa posição desde 2001

Já teve a curiosidade de saber quais são as doenças que mais matam no mundo? Uma lista foi feita pela a OMS e, em 2016, mostra que 54% das mortes que aconteceram no mundo foram causadas por apenas 10 doenças. Foram 56,9 milhões de causas registradas até chegar nesse ranking.

Surpreendentemente, o câncer não está nem entre as 5 primeiras doenças que mais matam. Por outro lado, os dois primeiros colocados tem mantido sua posição desde, aproximadamente, 2001.

Essas análises são constantemente realizadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) com o intuito de entender quais são os maiores problemas que estão afetando a saúde de toda a população e, portanto, quais medidas podem ser tomadas para melhorar esses quadros.

Quais são as doenças que mais matam
Cardiopatia isquêmica – 1º colocado entre as doenças que mais matam
Doenças que mais matam - Conheça um pouco sobre cada uma delas
Fonte: biomedicinatotal

Em primeiro lugar no ranking de doenças que mais matam está a cardiopatia isquêmica, com 9.433.224 vítimas. Essa doença acontece quando existe um desequilíbrio entre quanto oxigênio o coração precisa e quanto dele chega até o órgão. Ou seja, existe uma deficiência de oxigênio no coração que pode fazer a pessoa venha a óbito.

Acidente vascular cerebral – 2º colocado entre as doenças que mais matam
Doenças que mais matam - Conheça um pouco sobre cada uma delas
Fonte: Infoescola

Em segundo lugar nas doenças que mais matam está o AVC que fez 5.780.641 vítimas. Ele pode ocorrer de duas formas. A primeira é o AVC Isquêmico que é quando o sangue não chega corretamente e alguma parte do cérebro. A segunda é o AVC Hemorrágico, quando um vaso sanguíneo rompe e o sangue não chega em alguma parte do cérebro.

Doença pulmonar obstrutiva crônica – 3º colocado entre as doenças que mais matam
Doenças que mais matam - Conheça um pouco sobre cada uma delas
Fonte: olharfisio

Por fim, fechando o top 3, está a doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela fez 3.041.446 vítimas. Em resumo, essa doença é uma obstrução nas vias respiratórias aéreas inferiores. Ela causa uma inflamação nas vias aéreas além de destruir o parênquima pulmonar.

Infecções das vias respiratórias inferiores
Fonte: mundoecologia

Essa doença tem 2.957.136 vítimas em seu histórico de 2016. As principais infecções das vias respiratórias inferiores são a bronquite que é uma inflamação dos brônquios. E também a pneumonia que é uma inflamação ou infecção do pulmão.

Alzheimer e outras demências
Fonte: Veja

O Alzheimer é uma doença degenerativa progressiva e fatal, ou seja, ela se desenvolve continuamente durante o tempo. A pessoa com essa doença perde toda a ação cognitiva e a memória, podendo afetar até mesmo a sua capacidade de alimentação. Aliás, na lista de doenças que mais matam o Alzheimer soma 1.991.708 vítimas junto com outras demências.

Câncer de pulmão, traqueia e brônquios
Fonte: Veja

O câncer é uma doença em que as células crescem de forma desordenada dentro de tecidos e órgãos. Além disso, essas células podem ser muito agressivas em alguns casos e até incontroláveis. Isso pode acabar levando o paciente a óbito. Ele pode ser conhecido como carcinoma, quando começa na pele ou mucosas e sarcoma quando começa em músculos, ossos ou cartilagem.

Diabetes mellitus
Fonte: Boaforma

A diabetes mellitus que também aparece na lista de doenças que mais matam causa um aumento da glicose no sangue – hiperglicemia. Um dos motivos que fazem com que isso ocorra é a falta de insulina no organismo.

Acidentes de trânsito
Fonte: Veja

É claro que acidentes no trânsito não poderiam ficar de fora da lista de doenças que mais matam, apenas de não ser uma doença. Enfim, todo tipo de acidente é considerado aqui. Como por exemplo batidas de carros e atropelamentos.

Doenças diarreicas
Fonte: Portaloros

Entre as doenças que mais matam, as doenças diarreicas  é muito grave em crianças pequenas, já que podem provocar malnutrição. Em resumo, essas doenças são infecções intestinais que são transmitidas para as pessoas por alimentos contaminados por fezes que também estavam contaminadas.

Tuberculose
Doenças que mais matam - Conheça um pouco sobre cada uma delas
Fonte: Uol

Por fim, para encerrar a lista de doenças que mais matam, tem a tuberculose em décimo colocado. Ela é uma doença infecciosa que afeta os pulmões. Entretanto, a tuberculose também pode chegar a outros órgãos ou sistemas. Além disso, a doença é causada pelo bacilo de Koch e é transmissível.