Direitos que todo aposentado do INSS possui e ninguém te contou

COMPARTILHE
Por: Jornal Contabil  Data: 31/12/2021 às 12:26
Fonte de Imagem: Reprodução

Existem direitos que são exclusivos daqueles que estão próximos de requerer a aposentadoria do INSS e dos aposentados do Instituto. 

Existem vários benefícios e vantagens destinados a esses beneficiários que muitos não conhecem e imaginam que só têm direito ao recebimento de seus benefícios. 

No artigo de hoje apresentaremos uma lista com 5 direitos que você aposentado ou cidadão que está perto de se aposentar tem direito. 

Benefícios que os aposentados do INSS tem direito

Confira agora uma lista com 5 benefícios que os aposentados têm direito e saiba mais sobre cada um deles abaixo:

Prioridade de restituição do imposto de renda: cidadãos com idade igual ou superior aos 60 anos têm prioridade na restituição do imposto de resta, além deles portadores de doenças graves e deficientes físicos e mentais também têm direito a prioridade, desta forma o calendário de restituição é estabelecido respeitando a ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda.

Quitação do imóvel financiado em caso de invalidez: aqueles que possuem financiamento de imóvel pela Caixa, COHAB e banco privado, podem ter direito a quitação de seu financiamento, quando o titular venha a se aposentar por incapacidade permanente, para isso será necessário observar se o contrato de financiamento possui a sobre seguro contra invalidez.

Saque do FGTS: ao se aposentar é possível realizar o saque integral do saldo do FGTS e, caso seja demitido sem a justa causa, será possível receber a multa de 40% do saldo do fundo de garantia, no entanto, caso o aposentado escolha continuar atuando em suas atividades laborais no mesmo local de trabalho é possível sacar mensalmente os valores que são depositados no fundo, porém se o aposentado for trabalhar em outra empresa o saque do FGTS só se torna possível quando encerrado o contrato de trabalho. 

Manutenção do plano de saúde: aposentados têm direito a manutenção do plano de saúde devido ao vínculo empregatício que deve ter ao menos dez anos, para continuar com o plano de saúde o aposentado deverá arcar com o pagamento integral do plano, mantendo as mesmas condições de cobertura assistencial que possuía quando exerce as atividades de trabalho.  

Acúmulo de benefícios: é possível que o cidadão receba a pensão por morte deixada por cônjuge e a sua aposentadoria do INSS, porém após a Reforma da Previdência um dos benefícios o mais vantajoso terá valor integral e uma parte do de menor valor que será calculada com base na escalada de reduções que é dividida por faixas de rendimentos.