Dia Mundial do Livro: ler demais faz mal à visão?

Por: Agências  Data: 23/04/2023 às 08:55
Imagem: Arthurhidden/envato

Neste domingo (23), é celebrado o Dia Mundial do Livro, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como forma de reverenciar a literatura e refletir sobre os direitos legais do autor. Nesta data, aproveitamos para levantar uma questão pertinente à saúde: ler demais pode fazer mal à visão?

Quem nos responde essa dúvida é o oftalmologista do Hospital CEMA, Leonardo Marculino. Segundo o especialista, a leitura não prejudica a visão. No entanto, para ler, usamos a visão de perto. Quando em excesso, isso pode causar alguns sintomas que incomodam.

Publicidade

Dentro desses sintomas, o oftalmologista cita dor de cabeça, sensação de areia ou corpo estranho, irritação, vermelhidão, embaçamento visual ou mesmo estresse acomodativo (quando o músculo do olho fica contraído de tal forma que não relaxa e isso faz com que a pessoa gere um grau de miopia que não é verdadeiro).

“Mas a leitura em si não prejudica a visão de modo definitivo”, garante o médico. Por outro lado, no caso das crianças que leem demais, pode haver um aumento do grau de miopia, caso ocorra um excesso do uso da visão de perto.

Como evitar incômodos durante a leitura
Tendo isso em mente, o oftalmologista destaca alguns cuidados que podem ser adotados para evitar sintomas incômodos durante a leitura, como buscar sempre ler em locais com uma boa iluminação, por exemplo, além de estabelecer pausas a cada 1 hora de leitura para “descansar” a vista.

O oftalmologista aponta que, com essas pausas, é possível diminuir os sintomas oculares, como irritabilidade e embaçamento visual, que podem ocorrer quando se usa muito a visão de perto.

Outra dica é acostumar a piscar os olhos, propositalmente, quando estiver lendo. O médico explica que, como a leitura é uma atividade de alta concentração, as pessoas que leem podem não piscar tanto quanto precisam durante a atividade, e isso pode provocar ressecamento ocular;

Por fim, neste Dia Mundial do Livro, vale se atentar a manter o objeto de leitura voltado mais para baixo, e não ler frontalmente, pois assim o olho se manterá um pouco mais fechado e isso vai reduzir a secura visual. Usar colírios lubrificantes, com orientação do médico, também pode ser uma boa escolha.