Dia do Contador
São Miguel dos Campos foi o cenário escolhido para mais uma apresentação da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) sobre a evolução do ambiente empresarial no estado e as facilidades do registro automático de negócios. O evento aconteceu na noite da sexta-feira (22) em comemoração ao Dia do Contador.
Junta Comercial apresenta registro automático de empresas em São Miguel dos Campos
Organizado pela Comissão de Apoio a Projetos do Curso de Ciências Contábeis (CAP), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o encontro contou com o tema “Registrando contas com a Juceal” e reuniu docentes, estudantes e profissionais da área contábil.
Entre os temas, os representantes da Junta Comercial deram enfoque principalmente na abertura e na baixa empresarial de forma automática. Esses processos são feitos por meio do Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento de negócios no estado, e possuem prazo diminuto para finalização.
De acordo com os gestores, mesmo com a facilidade do serviço, esses tipos de processos ainda podem ser mais utilizados por parte dos clientes da Juceal. Em 2023, foram registrados apenas um pouco mais de 2.100 aberturas e 1.200 baixas empresariais de forma automática.
A apresentação da Junta Comercial foi realizada pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho, que ainda destacou a mudança de foco da Juceal, não sendo mais apenas um órgão registrador.
“Para uma empresa começar a funcionar, não basta ela ter somente o CNPJ. Ela precisa estar licenciada na prefeitura e nas entidades do estado, como, por exemplo, Sefaz, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária. A Junta Comercial também tem esse papel de comunicação com os órgãos de legalização. Então se uma empresa abre hoje na Juceal, ela informa a esses órgãos integrados e, assim, torna uma plataforma única para registro e licenciamento”, explicou.
Junta Comercial apresenta registro automático de empresas em São Miguel dos Campos
Responsável pela coordenação do projeto para realização do evento, o professor Marcelo Moreira da Silva exaltou a comemoração do dia e a participação da Junta Comercial no evento.
“Esse projeto para o dia do contador nós estamos com ele desde 2016. Houve uma parada por conta da pandemia, mas em 2022 a gente retornou, então é um evento já tradicional no campus de São Miguel. Esse ano a gente convidou a Juceal por entender que tem muito a ver com a área contábil, questão de abertura, alteração contratual e baixa de empresas”, frisou.
O encontro, que ainda contou com uma simulação de uma abertura empresarial, também se mostrou como um momento de compartilhamento de experiências para os espectadores. Para a contadora Iranise Paiva, ex-aluna do campus São Miguel dos Campos formada há dois anos, a ocasião foi proveitosa.
“Foi tudo muito prático. Eu acredito que é uma forma de evento que possa ser incluído na experiência dos alunos, na vivência das universidades. Na minha época, por exemplo, a gente não teve um evento assim tão claro sobre o Portal Facilita Alagoas, então a palestra foi algo realmente esclarecedor”, elogiou.
Com os contadores como principais clientes, a Juceal é o órgão alagoano responsável pelo registro de negócios e pela administração da Redesim no estado.