Uma equipe da Defesa Civil Nacional foi deslocada, na noite deste sábado (2), para ajudar ao menos 24 municĂpios atingidos por temporais nesta sexta-feira. Os tĂ©cnicos fazem parte do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e vĂŁo atuar no planejamento de ações para a mitigação dos impactos dos desastres.
As cidades que registraram desastres sĂŁo Atalaia, Branquinha, Cacimbinha, Cajueiro, Capela, ColĂ´nia Leopoldina, JacuĂpe, Jundiá, Limoeiro de Anadia, MaceiĂł, Major Isidoro, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Paulo Jacinto, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do MundaĂş, SĂŁo JosĂ© da Lage, Satuba, Taquarana, UniĂŁo dos Palmares e Viçosa. As chuvas causaram elevações nos nĂveis dos rios.
AlĂ©m da Defesa Civil, as Forças Armadas e a PolĂcia Rodoviária Federal (PRF) vĂŁo apoiar as ações de socorro e assistĂŞncia humanitária, por meio do uso de veĂculos e aeronaves. Os MinistĂ©rios da Cidadania e da SaĂşde tambĂ©m vĂŁo atuar na força-tarefa.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado, um alerta para riscos de desastres causados pelo acĂşmulo de chuvas em Alagoas e em Pernambuco. A previsĂŁo Ă© que chova atĂ© 100 milĂmetros atĂ© o fim da manhĂŁ deste domingo (3), o que pode acarretar riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
As áreas apontadas como de maior risco são a Região Metropolitana de Recife, Agreste Pernambucano, Zona da Mata Pernambucana, Leste Alagoano, Agreste Alagoano, Sertão Pernambucano, Sertão Alagoano e Borborema.