CREMAL alerta médicos e população sobre medidas de segurança durante a pandemia

COMPARTILHE
 Data: 19/03/2020 às 14:36
Fonte de Imagem: Shutterstock

O Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CREMAL) comunica aos médicos e a sociedade alagoana recomendações e medidas a serem tomadas no atual momento de pandemia, provocado pela Covid-19.

Em alinhamento com as autoridades e avaliando de forma técnica as ações para prevenção, o CREMAL define:

  • A continuidade dos atendimentos ambulatoriais e procedimentos eletivos (consultas, exames e cirurgias);
  • Restrição às visitas hospitalares, com redução do número de pessoas e tempo de permanência;
  • Exigência do fornecimento de EPIs necessários para todos os médicos e unidades de saúde do Estado;
  •  Recomenda à população cautela e que siga as orientações básicas de higiene e isolamento, procurando as unidades de saúde apenas se houverem sintomas respiratórios;
  • Aos médicos, a entidade solicita que todos os esforços sejam realizados, com o único objetivo de oferecer aos pacientes o melhor atendimento possível.

Ainda em pequena escala no Estado de Alagoas, a disseminação do Covid-19 pode ser uma realidade. “Cabe ao cidadão restringir suas atividades, cuidar de sua higiene e principalmente, observar se está com sintomas da doença, para que inicialmente haja um período de isolamento”, afirma, “procurar uma unidade de saúde a qualquer sinal de resfriado é um erro, isso será necessário apenas se o quadro evoluir para problemas respiratórios mais graves”, completa.

Aos médicos, o conselho conclama que todos estejam a postos e que as unidades de saúde preparem-se para receber os pacientes. “Temos profissionais muito preparados em todo o estado, então estamos certos que independente de ser na rede pública ou privada, os casos serão tratados com toda a seriedade e profissionalismo que o momento exige”, avalia Pedrosa.

Treinamento

Em uma das primeiras iniciativas do país, o CREMAL reuniu no final de fevereiro cerca de 300 médicos e estudantes de Medicina para assistir um workshop, evento realizado antes da explosão do Covid-19. No evento a doença foi amplamente discutida, tiveram além das informações básicas de prevenção e variáveis dos sintomas, também foram orientados de como notificar os casos suspeitos às autoridades competentes, como tratar e como se proteger.