Competição faz parte da tradição da cidade e acontece desde 1975 em Feira de Santana
Uma corrida de jegue, que aconteceu neste domingo (3), durante a ‘I Cavalgada Princesa do Sertão’, causou polêmica em Feira de Santana. Isso porque a corrida foi suspensa pela 2º Vara de Fazenda Pública do município depois que uma ação foi movida por advogados da causa animal. O evento contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas, de acordo com a organização.
Corrida de jegue reúne milhares de pessoas no interior da BA
Mesmo com a decisão do juiz Luís Roberto Cappio Guedes Pereira, que determinou a suspensão da corrida, o evento aconteceu na manhã deste domingo (3). O juiz levou em consideração a ausência de informações sobre o bem-estar dos animais. A ação foi por advogados do Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas e da Rede de Mobilização pela Causa Animal.
Paulo Silva, um dos organizadores do evento, afirma que não houve notificação oficial sobre a decisão do juiz e que, por isso, a corrida foi mantida. Ainda de acordo com Paulo, a competição faz parte da tradição da cidade e acontece desde 1975 em Feira de Santana. A corrida deste ano teve apoio do Governo do Estado através da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur).
“Ficamos sabendo da decisão judicial através das redes sociais, mas nós não fomos comunicados oficialmente e nem fomos citados na ação”, afirma Paulo Silva. A Sufotur e a Prefeitura de Feira de Santana foram procuradas, mas não responderam aos questionamentos da reportagem.
“Estávamos sem realizar o evento há alguns anos por falta de apoio das autoridades. Essa foi a 35º Corrida de Jegues e teve o apoio do Governo do Estado”, completa Paulo Silva. “Foi uma festa muito bonita e tradicional, que já expandiu para vários estados do Brasil. Reunimos um público de 3 mil pessoas e 30 jegues participaram”, afirma o organizador.
Além da corrida, o evento, que acontece no Parque Coliseu do Sertão, tem shows Adelmário Coelho, Arreio de Ouro e outras bandas.