Correios divulga 4.393 vagas para jovens aprendizes

Por: Agências  Data: 20/03/2023 às 20:47
Imagem: AlagoasWeb/Arq

No próximo dia 27 de março, o Correios irá abrir as inscrições de um processo seletivo voltado aos brasileiros interessados em integrar o programa jovem aprendiz da empresa pública. Ao todo, serão 4.393 vagas mais formação de cadastro reserva, disponibilizados para candidatura até o dia 21 de abril. 

A oportunidade é direcionada para uma formação técnico-profissional voltada aos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística.  Quem for selecionado, irá contar com uma remuneração equivalente a um salário mínimo-hora, além de benefícios relacionados ao vale-transporte  e vale-alimentação ou refeição.

Publicidade

Interessados terão ao todo 26 dias para realizarem a inscrição cujo prazo será encerrado às 23:59 do dia 21 de abril. 

Como funcionará o programa de aprendizagem 
O período de aprendizagem consistirá em uma jornada de 20 horas semanais distribuídas em 4 horas diárias.  Os candidatos selecionados permanecerão no programa por, ao menos, 800 horas, podendo durar de 12 a 24 meses, o que fica à critério da administração pública. 

Em suma, o vínculo com a empresa será divido em duas etapas, sendo a primeira de 120 horas direcionada ao conhecimento teórico na formação técnico-profissional. A segunda etapa consistirá na parte prática do programa, que será realizada nas próprias instalações dos correios.  

Ao aprendiz, podem ser atribuídas diversas funções. Veja alguns exemplos comuns: 

  • Arquivar documentos; 
  • Repor material de expediente;
  • Elaborar planilhas; 
  • Fazer atendimento eletrônico; 
  • Auxiliar na organização de filas; 
  • Prestar informações sobre serviços e produtos do Correios; 
  • Entre outras.

Quem poderá se candidatar à seleção?
Conforme a divulgação oficial, somente serão considerados no processo seletivo aqueles que cumprirem com todos os requisitos já determinados. Veja abaixo todos os critérios que precisam ser atendidos para participação do programa: 

Requisitos para se candidatar ao programa de aprendizes do Correios 
Ter idade entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação 
No mínimo, o candidato deve estar cursando o 9º ano do ensino fundamental, ou estar frequentando a escola (em casos de não conclusão do nível médio)
Se dispor a integrar o programa em uma das diversas regiões previstas no edital
Será necessário comprovar tais requisitos e ser aprovado nos exames médicos pré-admissionais