Comer antes de dormir faz mal?

COMPARTILHE !!
Por: Live Science  Data: 04/10/2022 às 18:18
Imagem: Reprodução

Especialistas vêm se concentrando em entender melhor as consequências de comer antes de ir para a cama. A conclusão é que, ao dormir, o metabolismo pode desacelerar de 10% a 15% em relação às horas em que se está acordado. Por isso, devemos parar de comer duas a três horas antes de dormir.

Nutricionistas apontam que, quando comemos, nosso corpo trabalha para digerir e absorver a energia e os nutrientes dos alimentos. Comer muito antes de dormir pode causar desconforto estomacal e interferir no nosso relógio biológico, afetando o sono.

Os especialistas reforçam que ganhamos peso quando ingerimos mais do que precisamos, já que queimamos menos calorias durante o sono. Vale lembrar que, mesmo quando dormimos, queimamos energia que sustenta os órgãos, funções e tecidos do nosso corpo, muito embora essa queima de energia seja maior quando estamos acordados e ativos.

O consenso na comunidade científica é que não se trata apenas de quando comemos, mas do que comemos. O hábito de comer alimentos gordurosos e fritos, porções muito grandes ou comer muito rápido pode causar dor de estômago, bem como refluxo gástrico, por exemplo.

O ganho de peso ao comer antes de dormir pode ser porque algumas pessoas consomem alimentos ricos em energia e pobres em nutrientes tarde da noite, o que pode levar a uma ingestão excessiva de calorias, colaborando para o desenvolvimento da obesidade. Enquanto isso, estudos sugerem que comer tarde regularmente pode levar à pressão alta, colesterol e ganho de peso.

Devemos pensar, então, não só no que, mas também quando e como comemos. São fatores que determinam o quão bem nossa dieta atende às nossas necessidades. Uma dieta equilibrada e variada, de acordo com nossas necessidades individuais de energia, é fundamental.