Combinar meditação com exercícios físicos melhora a saúde de modo integral

Por: Diário da Saúde  Data: 15/01/2024 às 11:08

As duas atividades têm benefícios psicológicos bem estabelecidos

Combinar meditação com exercícios físicos melhora a saúde de modo integral
(Imagem: AlagoasWeb/Arquivo)

Embora ao ser trazida para o Ocidente a ioga tenha largamente sido reduzida a um sistema de ginástica, as práticas de meditação e de atividades físicas continuam largamente sendo vistas como extremidades em um espectro.

Combinar meditação com exercícios físicos melhora a saúde de modo integral

Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp            

Mas o melhor resultado pode vir justamente da junção de ambas.

Esta é a conclusão de Masha Remskar e colegas da Universidade Bath (Reino Unido), cuja pesquisa mostrou que mudanças no estilo de vida que combinam atividade física e atenção plena são mais eficazes para melhorar o humor e melhorar a saúde e o bem-estar.

As duas atividades têm benefícios psicológicos bem estabelecidos, mas é difícil vê-las combinadas. O que o estudo mostrou é que a atenção plena pode ajudar a otimizar o exercício, ajudando a motivar as pessoas a começar, conforme precisam superar pequenas dores, desconforto ou sentimentos de fracasso quando o exercício se torna difícil.

“A meditação da mente alerta é uma abordagem que pode nos ajudar a ‘treinar’ as forças psicológicas que precisamos para nos exercitarmos e estarmos mais em sintonia com nossos corpos, além de tornar o exercício mais interessante e nos ajudar a reconhecer seus benefícios.

Só benefícios
Os benefícios da atenção plena para a saúde física e mental foram identificadas em pessoas com e sem problemas de saúde. Uma análise das pesquisas existentes sobre ambas as práticas mostrou que a atenção plena é altamente eficaz na redução da preocupação, do estresse, da ansiedade, e em ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis e felizes.

“Isso pode ser assim porque tornar-se mais consciente nos leva a pensar de forma diferente sobre nosso estilo de vida, nos torna mais receptivos e menos críticos em relação às nossas próprias deficiências, o que pode nos ajudar a construir hábitos saudáveis. Há um potencial enorme para usar a atenção plena para desbloquear os benefícios positivos que o exercício pode trazer,” concluiu Remskar.

Combinar meditação com exercícios físicos melhora a saúde de modo integral