Chuvas no Nordeste: Defesa Civil Nacional reforça alerta no litoral

COMPARTILHE !!
Por: Brasil 61  Data: 27/05/2022 às 16:15
Imagem: AlagoasWeb/Cortesia

A Defesa Civil Nacional reforça o alerta para o risco de chuvas intensas nesta sexta-feira (27) e no fim de semana nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco

Segundo dados do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, há risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário, principalmente na Paraíba e no Rio Grande do Norte

De acordo com o Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, existe a possibilidade de inundações, alagamentos e enxurradas entre as cidades de Maragogi, em Alagoas, e João Pessoa, na Paraíba. 

Já em Pernambuco, o risco geológico é maior nas cidades de Recife, Olinda, Ipojuca e São Lourenço da Mata.

Tiago Molina Schnorr, coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, destaca as medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população com o objetivo de minimizar os danos. “Sobre os deslizamentos, é importante a população ficar atenta a qualquer sinal, qualquer indício de movimentação do terreno, seja uma rachadura, ou sinal de uma rachadura ou árvores e postes inclinados. Também ficar atento a qualquer sinal de elevação do rio, ou de alagamentos, enxurradas nas ruas e ficar bastante atento a essa subida das águas.”

O coordenador do Cenad também alerta que é importante a população estar atenta às informações publicadas pelos órgãos oficiais, principalmente os locais, prefeitura e as demais autoridades.

Ele também ressalta que as pessoas devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil Nacional. O serviço é totalmente gratuito. Basta enviar uma mensagem de texto SMS para o número 40199.

Neste momento, a Defesa Civil Nacional opera em alerta vermelho e já enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres, o Gade, para a capital alagoana.