A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) jĂĄ recebeu mais de mil denĂșncias no canal aberto para denunciar preços abusivos praticados por postos de combustĂveis. Os registros de valores exacerbados estĂŁo sendo feitos atravĂ©s de um formulĂĄrio online, de forma rĂĄpida e fĂĄcil. A ação, lançada nesta segunda-feira (22) faz parte do MutirĂŁo do Preço Justo, que visa proteger consumidores de aumentos injustificados.
AtĂ© as 17h da terça-feira (23), foram contabilizados 1.059 relatos, de todos os estados e do Distrito Federal. Minas Gerais lidera a lista, com 149 denĂșncias. Na sequĂȘncia, vĂȘm CearĂĄ (82), SĂŁo Paulo (79), Bahia (74 e Alagoas com 72 denĂșncias. Os nĂșmeros sĂŁo parciais.
âEstamos organizando, em escala nacional, um grande mutirĂŁo de monitoramento dos preços dos combustĂveis, do gĂĄs de cozinha e do Ăłleo diesel. O Governo Federal e a Petrobras adotaram uma medida benĂ©fica a todo o povo brasileiro, a todas as consumidoras e consumidores, e essa medida tem que ser cumprida. Se diminuiu na refinaria, vai ter que diminuir no bolso dos consumidores, e Ă© para isso que nĂłs estamos nos organizandoâ, afirmou o secretĂĄrio Wadih Damous.
A iniciativa surge como resposta ao anĂșncio, na semana passada, de redução dos valores pela Petrobras. Com a abertura do canal de denĂșncias, a Senacon pretende investigar eventuais prĂĄticas abusivas e aplicar as sançÔes cabĂveis aos infratores, de acordo com o CĂłdigo de Defesa do Consumidor.
AlĂ©m disso, a secretaria estabeleceu parcerias com ĂłrgĂŁos de defesa do consumidor em todo o paĂs para fortalecer a fiscalização e ampliar a capacidade de resposta Ă s denĂșncias recebidas. Com a colaboração dessas entidades – como Procons, MinistĂ©rio PĂșblico, Defensoria PĂșblica, Conselho Administrativo de Defesa EconĂŽmica (CADE), OAB e AgĂȘncia Nacional do PetrĂłleo (ANP) – serĂĄ possĂvel agir de forma mais ĂĄgil na investigação dos casos denunciados, contribuindo para a redução dos abusos e a promoção de um mercado mais justo para os consumidores.
âDenuncie ao site do MinistĂ©rio da Justiça caso vocĂȘ perceba abuso no preço e descumprimento da medida. Estamos juntos para reconstruir o Brasil e essa medida do Governo Federal tem que ser protegida, tem que ser cumprida, e Ă© para isso que nĂłs estamos organizando esse grande mutirĂŁoâ, completou Wadih.
Mutirão do Preço Justo
Para verificar se os postos de abastecimento estĂŁo repassando de forma adequada as variaçÔes de preço ao consumidor final e se estĂŁo cumprindo as normas e regulamentaçÔes vigentes, a Senacon coordenarĂĄ, nesta quarta-feira, 24 de maio, o MutirĂŁo do Preço Justo, em todo o Brasil. Com o apoio dos Procons, serĂĄ feito o monitoramento da precificação dos combustĂveis nas cidades brasileiras, com envio para Senacon do maior e do menor valor encontrado nos estabelecimentos. O relatĂłrio com os dados serĂĄ apresentado ao pĂșblico no dia 30 de maio.