Câmara vota PL do Executivo e acaba com Conselho Tutelar do Distrito Luziapolis em Campo Alegre

Por: AlagoasWeb com assessoria  Data: 16/03/2023 às 09:28

A Câmara Municipal de Vereadores de Campo Alegre, através do projeto de lei do Executivo Municipal, extinguiu, com o voto de 13 vereadores, o II Conselho Tutelar do município, instalado no Distrito Luziapolis.

De acordo com informações do FEACECTAL, a gestão municipal alega que a população diminuiu e que o repasse federal também foi reduzido, sendo necessário a extinção da segunda unidade do órgão.

“No ano comemorativo dos 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, ocorrer um retrocesso desta magnitude, é lamentável, buscaremos a justiça para que as crianças e adolescentes tenham novamente a atuação do II Conselho Tutelar”, frisou Jailda Morais, presidenta do FEACECTAL.

A extinção da unidade, instalada na comunidade (Luziapolis), maior que alguns municípios alagoanos, foi aprovada por 13, dos 15 vereadores: André Nascimento Silva, James Valério de Lima (James Miolo), José Correia de Araújo Santos (Jura), Rejane Santos (Ex-Conselheira Tutelar), Valdilene Simplício, Sebastião Madeiro, Jeane Nascimento, Kellyn Rafaella Gomes, José Antônio Ferreira da Silva (Toinho), Arquelino César (Ex-Conselheiro Tutelar), Cláudio Costa, Gilberto Correia (G. Correia) e  José Benderlak Roberto(Lakinho).

Na quarta-feira, 15, o Fórum Estadual Associado de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas – FEACECTAL e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDCA, realizaram um ato (buzinaço) nas ruas de Campo Alegre em direção à Câmara Municipal. Vários diretores dos órgãos colegiados estiveram presentes.

O movimento contou ainda com a participação de Conselheiros Tutelares de outros municípios, entre eles: Jaramataia, Girau do Ponciano, São Miguel dos Milagres, Maribondo, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Anadia, Água Branca, Piranhas (Distrito Piau), Jacuípe, Marechal Deodoro, Capela, São Miguel dos Campos, Barra de Santo Antônio, Carneiros, Lagoa da Canoa, Inhapi e Feira Grande.

Reprodução