Brasil terá primeiro cartão de crédito que fala o valor da compra

COMPARTILHE !!
Por: Oficina da Net  Data: 13/10/2022 às 13:25
Imagem: Reprodução

Para trazer mais acessibilidade aos deficientes visuais, a empresa Thales pretende lançar no Brasil um cartão de crédito que fala. O “voice card”, como é conhecido, se comunicará via Bluetooth com o smartphone para informar o valor total de cada transação.

Projeto em teste
Em entrevista ao MobileTime, Gustavo Daniel, head de vendas para bancos e pagamentos da Thales no Brasil, explicou que esse novo produto começou a ser testado primeiramente na Europa. Assim como outros cartões disponíveis no mercado, o “voice card” também será compatível com pagamento por aproximação, mas nesta modalidade, o valor não é informado em áudio.

O executivo não revelou muitos detalhes sobre o projeto, mas afirmou que ele já está em testes no Brasil em parceria com um emissor de cartões, sem revelar o nome da empresa responsável. Se tudo ocorrer como o esperado, o “voice card” deve ser apresentado oficialmente em 2023.

A Thales também vem testando um cartão com sensor biométrico. Esse modelo consegue fazer a leitura da impressão digital para realizar a autenticação das compras nas maquininhas, dispensando o uso de senha. No entanto, ainda não há uma previsão de lançamento.

Thales aposta em cartões sustentáveis
A Thales é uma das maiores fabricantes de cartões de crédito, débito e SIM cards do mundo. No Brasil, a empresa tem uma unidade fabril em Pinhais/PR, responsável pela produção dos cartões “limpos”, sem nenhuma informação pessoal dos consumidores, e uma fábrica em Barueri/SP, que aplica a personalização conforme a demanda dos emissores.

Em 2021, apenas 2% dos cartões fabricados pela companhia eram sustentáveis, algo que mudou em 2022, saltando para 20%. A Thales também pretende trazer ao Brasil cartões feitos de plástico retirado dos oceanos, um produto que já é usado em outros países.