Bispo Dom Valério Breda retoma alimentação oral e saúde melhora

COMPARTILHE
Por: Assessoria  Data: 24/04/2020 às 05:56
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Hugo Leonardo

Uma semana após ser internado vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), o bispo da Diocese de Penedo, dom Valério Breda, 75, teve a alimentação nasogástrica interrompida e iniciou a dieta via oral com a ingestão de comidas pastosas e sucos. O religioso também está interagindo mais com as equipes de saúde e com os poucos padres autorizados a visitá-lo.

“Ele cantou a música ‘A Treze de Maio’ e assistiu a vídeos com mensagens de padres e familiares”, afirmou o vigário geral de Penedo, padre Daniel do Nascimento.

Entre as mensagens estavam a do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello, e dos bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). Além de vídeos dos padres, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas de Penedo e de outras dioceses do país e do exterior.

“Vê-se como esses sinais têm ajudado na evolução positiva de sua saúde. Quero agradecer imensamente, em nome de toda a Diocese de Penedo, por todos os gestos de apoio e solidariedade demonstrados”, declarou padre Daniel.

Em nota divulgada nesta quinta (23), o vigário geral comunicou ainda que a pressão arterial está sendo controlada com a ajuda de medicamentos. Já as funções pulmonar e renal estão normalizadas.

“O médico responsável diz que ele está pouco a pouco progredindo para melhor, isso é muito positivo. Convido a todos a permanecerem unidos na fé, apresentando suas orações e súplicas a Deus, por dom Valério”, disse o presbítero.

Dom Valério foi internado na quarta (15) no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, após ser encontrado desacordado em sua casa. O bispo foi submetido a exames que confirmaram o AVC hemorrágico no hemisfério direito.

O religioso, que também é presidente da Comissão Regional Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB NE2, segue internado na UTI neurológica da unidade de saúde sem previsão de alta.