Bill Gates quer escurecer o sol para reduzir o aquecimento global

Projeto está sendo desenvolvido por cientistas de Harvard

COMPARTILHE
Por: Gospel Prime  Data: 01/02/2021 às 09:46
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/Arquivo
Projeto está sendo desenvolvido por cientistas de Harvard

O bilionário Bill Gates, que já foi o homem mais rico do mundo, está financiando o desenvolvimento de uma tecnologia que, supostamente, teria capacidade para escurecer o Sol, refletindo a luz solar para fora da atmosfera da Terra.

Segundo informou a revista Forbes, o objetivo disso seria diminuir o aquecimento global, deixando o planeta mais gelado. O projeto está sendo desenvolvido por cientistas de Harvard e pretende reduzir o brilho do Sol com um “spray de carbonato de cálcio não-tóxico” (CaCO3).

O projeto está sendo chamado de Stratospheric Controlled Perturbation Experiment (SCoPEx), e vai lançar um balão com equipamentos científicos em junho deste ano (sem o aerosol estratosférico) para testar a comunicação dos objetos. Se tudo ocorrer como o planejado, o próximo passo é lançar uma pequena quantidade de CaCO3 na atmosfera.

“Planejamos usar um balão de alta altitude para levar um pacote de instrumentos a aproximadamente 20km na atmosfera. Quando chegar lá, uma quantidade muito pequena do material será lançada para criar uma massa de ar de aproximadamente um quilômetro e 100 metros em diâmetro. Então usaremos o mesmo balão para medir as mudanças, incluindo as alterações na densidade do aerosol, química atmosférica e dispersão”, explicam os pesquisadores.

A comunidade científica ainda discute a eficiência da estratégia, já que alguns especialistas afirmam que o uso do CaCO3 para reduzir os efeitos do aquecimento global traz riscos inimagináveis, como mudanças bruscas no clima e incertezas.

No estudo, os autores escrevem que “mais pesquisas sobre esse e outros métodos similares podem levar a redução de riscos e aumentar a eficácia dos métodos de geoengenharia solar”.