Nova pesquisa aponta que café, refrigerante e suco artificial podem elevar o risco de derrame, enquanto o chá pode oferecer proteção
Certas bebidas não são as melhores escolhas para quem quer manter uma vida saudável e se prevenir de alguns problemas de saúde. Dois novos estudos mostraram que o consumo excessivo de café, refrigerantes e sucos de frutas artificiais pode aumentar significativamente o risco de derrame. Mas, por outro lado, o chá traz o resultado inverso.
Receba as notícias do AlagoasWeb no seu WhatsApp
Bebidas que podem elevar o risco de derrame se consumidas em excesso
Ambas as pesquisas foram baseadas em dados de um projeto chamado INTERSTROKE, que contou com a participação de 27 mil pessoas de 27 países, incluindo quase 13.500 que tiveram o primeiro derrame. Os resultados das análises foram publicados no Journal of Stroke e no International Journal of Stroke.
As vilãs que podem aumentar o risco de derrame
- Segundo o primeiro estudo, o consumo diário de refrigerantes, sejam eles adoçados com açúcar ou artificiais, eleva o risco em 22%. E quanto maior a quantidade por dia, maior o perigo.
- Tomar até um litro de suco de fruta – principalmente aqueles com adoçantes e conservantes – por dia aumenta o risco de derrame em 37%.
- O consumo de duas ou mais dessas bebidas por dia pode triplicar o risco.
- As mulheres foram o grupo que mostrou maior vulnerabilidade ao aumento do risco de derrame relacionado a bebidas adoçadas.
- Já o segundo estudo aponta que beber mais de quatro xícaras de café por dia está associado a um aumento de 37% no risco de derrame.
- Apesar disso, outras opções de bebidas se mostraram uma boa alternativa para evitar o derrame nos mesmos estudos.
Alternativas mais saudáveis e preventivas
Se com essas informações você pensou em dar uma equilibrada no consumo de bebidas como o café, refrigerantes e sucos artificiais, saiba que existem alternativas que realmente podem fazer a diferença na saúde do seu coração.
O chá tem mostrado ser uma das melhores escolhas para quem quer manter o risco de derrame baixo. Beber mais de quatro xícaras por dia pode reduzir em 19% o risco de todos os tipos de derrame e em 22% o risco de derrame por sangramento, que ocorre quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe e provoca hemorragia.
Em especial, os chás preto e verde foram as melhores opções avaliadas nos estudos. Consumir de três a quatro xícaras por dia do primeiro foi associado a uma redução de 29% no risco geral de derrame, enquanto o segundo foi ligado a uma redução de 27%.
Mas a verdadeira estrela quando se fala em prevenção é a água. Além de hidratar, ela é uma aliada poderosa na saúde cardiovascular. A análise sobre o consumo de refrigerante também mostrou que quem consome sete ou mais copos de água por dia tende a ter um risco menor de derrame.
Trocar uma lata de refrigerante por uma xícara de chá ou um copo de água pode ser um pequeno gesto que faz uma grande diferença para sua saúde a longo prazo. Independentemente da sua escolha de bebida, o importante é manter o equilíbrio. Tudo em excesso pode trazer algum problema à sua saúde.