Asteróide vai passar perto da Terra hoje

COMPARTILHE
Por: Olhar Digital  Data: 01/06/2021 às 06:14
Imagem: Daily Mirror/Reprodução

Um asteroide com um diâmetro estimado entre 150 e 340 metros vai passar perto da Terra nesta terça feira, 1º de junho. A rocha espacial, conhecida como 2021 KT1, vai cruzar o caminho do nosso planeta a uma distância de 7,2 milhões de quilômetros, mais ou menos 19 vezes a distância entre a Terra e a Lua. O momento de maior proximidade foi calculado por volta das 11 horas e 24 minutos, no horário de Brasília.

De acordo com a Nasa, mesmo estando a uma distância relativamente segura, o asteroide é considerado como “potencialmente perigoso” por causa do tamanho e da velocidade que viaja pelo espaço.

Durante a aproximação, o 2021 KT1, que tem a largura aproximada de três campos de futebol e pode ser maior do que a Torre Eiffel viaja a uma velocidade de cerca de 64 mil km/h, quase 20 vezes mais rápido que uma bala de rifle.

A Nasa rastreia atualmente cerca de 26 mil asteroides próximos do nosso planeta, e cerca de mil deles têm diâmetros maiores do que um quilômetro. Mesmo assim, o Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra afirma que ninguém deve se preocupar excessivamente com o impacto de um asteroide ou cometa na Terra.