O asteroide descoberto por cientistas na última sexta, 18, passa pela Terra nesta quinta, 24, sem maiores riscos para a humanidade.
Batizado de 2020 SW, com base em seu brilho, os cientistas estimam que 2020 SW tem aproximadamente 15 a 30 pés (5 a 10 metros) de largura – ou aproximadamente o tamanho de um pequeno ônibus escolar.
Após a aproximação de quinta-feira, o asteróide continuará sua jornada ao redor do Sol, não retornando às vizinhanças da Terra até 2041, quando fará uma passagem muito mais distante. O ponto de aproximação aconteceu às 8h18, horário de Brasília, e foi transmitido pelo canal Space.(vídeo abaixo)
Distância segura
Ele vai passar a uma distância de cerca 22.000 quilômetros acima da superfície do nosso planeta.
O objeto não será visível a olho nu, mas pode ser observado pelos canais da NASA. (link abaixo)
Segundo os astrônomos, é uma distância muito menor que a existente entre nosso planeta e a Lua que está a 384 mil quilômetros.
No entanto, o 2020 SW vai passar ainda mais perto de nós que os satélites meteorológicos e de TV, que orbitam a cerca de 36 mil quilômetros da Terra.
Velocidade
De acordo com os astrônomos, o asteroide se aproxima a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora e deve ser afetado pela força gravitacional da Terra quando atingir sua aproximação máxima.
Cientistas do CNEOS – Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra, em Pasadena, EUA – determinaram a abordagem mais próxima durante esta manhã sobre o sudeste do Oceano Pacífico.
Para observar a passagem do asteroide a NASA tem o canal no twitter para observação de asteroides. Tem transmissão também pelo canal Space: