O asteroide 2006 HV5, classificado pela Nasa como “possivelmente perigoso”, passará próximo da Terra a uma velocidade de 61 mil quilômetros por hora nesta quarta-feira, dia 26. Se a rota do asteroide mudar, existe a probabilidade que ele atinja a planeta.
Ele possui 300 metros e estará a uma distância de 2,4 milhões de quilômetros. Invisível a olho nu, ele só pode ser visto com telescópios sofisticados. Na escala espacial, a distância é considerada relativamente pequena, e o evento não representa nenhum perigo à vida humana.
O 2006 HV5 está entre os mais de 31 mil objetos identificados próximos da Terra que passam a menos de 48 milhões de quilômetros da órbita terrestre e entre os 2,3 mil asteroides que estão no grupo dos “potencialmente perigosos”. A Nasa reforça que nenhum deles representa uma ameaça efetiva, porém sempre podem atingir o planeta se mudarem de percurso.
Dentro desse grupo existem os objetos potencialmente perigosos, que são aqueles com mais de 140 metros de diâmetro e que se aproximam da Terra a menos de 7,4 milhões de quilômetros.
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua. No mesmo mês, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto da Terra sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
O 2006 HV5 é um objeto é maior que a Torre Eiffel, ou de 7,8 vezes maior que o tamanho do Cristo Redentor.
O objeto espacial não apresenta perigo, segundo os cientistas do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS), órgão vinculado à Nasa.