As diferenças de extensões entre domínios

COMPARTILHE
Por: Array / Divulgação  Data: 10/01/2019 às 14:15
Fonte de Imagem: Ilustração

Ao criar um site, seja para a sua empresa ou para algum outro tipo de projeto, é importante pensar em alguns detalhes importantes, tais como a hospedagem de site e também o registro de domínio.

Nesse contexto é preciso encontrar empresas que ofereçam bons serviços e suporte adequado desde a contratação até a solução definitiva de eventuais problemas.

A Hostinger, por exemplo, é uma empresa que atua no segmento de web hosting e oferece planos de hospedagem e possibilidade de registro de domínio.

Mas em se tratando de domínio, você conhece as diferenças de extensões? Sabe o que cada uma significa? Qual é a melhor escolha para o seu projeto? Quer saber mais sobre isso? Acompanhe o post!

As características e as distinções entre as extensões
Na hora de efetuar o registro de um domínio para um site, blog ou uma loja online, é normal se deparar com diferentes opções de extensões. Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de qual é a extensão ideal.

Até mesmo se questionam se existem diferenças entre elas. Por isso, vale a pena conhecer algumas características referentes aos elementos que constituem um domínio.

As extensões de domínios também podem ser chamadas de TLD, que significa Top Level Domain (Domínios de Nível Superior). As TLDs atuam como uma espécie de identificação e apontam qual é a região e o tipo de negócio que o referido site abrange.

Além disso, o Top Level Domain é dividido em duas categorias: a gTLD (General Top-Level Domain) e a Country Code Top-Level Domain (ccTLD).

A ccTLD tem o objetivo de identificar o país de origem de um site. Um exemplo é o já conhecido “.br”, que é uma referência ao Brasil. Há também as siglas para outros países, tais como a “us” (Estados Unidos), a “jp” (Japão) e a “pt” (Portugal).

Já as gTLDs podem ser constituídas por duas ou até mais letras. Elas servem para apontar qual é o segmento do seu site. Uma das mais conhecidas hoje em dia é a “.com”, que designa sites de cunho comercial.

Porém, há muitas outras, tais como a “.edu” (destinada para sites de instituições educacionais), a “.gov” (destinada para sites governamentais) e “.org” (voltado para sites de organizações não-governamentais).

Há ainda a possibilidade de usar a extensões diferenciadas. Um exemplo disso é “.biz”, que pode ser uma alternativa para a já amplamente utilizada “.com”.

Outras extensões diferentes são a “.bio” (destinada para profissionais de ciências biológicas) e a “.med” (adequada para profissionais da área da medicina).

Como escolher a extensão mais adequada para o seu negócio
Atualmente é possível ter à disposição uma ampla variedade de extensões. Muitos especialistas concordam que a extensão de um domínio não influencia de maneira direta o desempenho do site nem o SEO.

O que pesa na eficiência de um domínio é a capacidade dele ser memorável, de fácil assimilação e se encaixar perfeitamente com os propósitos do seu site. O domínio “.com.br”, por exemplo, já é bastante conhecido e por isso facilmente lembrado.

É válido ter me mente também que nem todos os domínios disponíveis podem ser registrados. Um exemplo disso é o “.eu”. A pessoa que deseja registrar um domínio com essa terminação deverá residir na Europa.

É importante tentar buscar uma diferenciação para o endereço do seu site na internet, afinal, hoje em dia existem vários sites e a opção por um domínio diferenciado pode ser uma interessante alternativa para obter um maior destaque.

Sendo assim, conheça algumas extensões que podem se adequar ao seu tipo de projeto.

.fit
Uma redução da palavra em inglês “fitness”, esse domínio é uma boa alternativa para sites voltados a saúde, academias de musculação, personal trainer e até blogs destinados a tratar desse assunto.

 .life
Tá aí uma palavra em inglês que é praticamente conhecida no mundo inteiro. A extensão “.life” é uma opção viável para sites relacionados com a temática da saúde, biologia e também de seguros.

.online
Esse é um termo que no mundo inteiro já se tornou conhecido por designar conceitos como “conexão”, “tecnologia” e “internet”.

Caso o seu projeto seja uma loja virtual ou uma empresa destinada a vender artigos relacionados a informática, essa extensão é uma boa alternativa.

Além do “.online”, a extensão “.tech” também consiste em uma boa alternativa para sites que atuam no segmento de tecnologia, TI, games e assuntos relacionados com internet.

.coach

Hoje em dia cada vez mais o termo coach faz parte do nosso cotidiano. “Coach de relacionamentos”, “coach empresarial”, “coach nutricional” são apenas alguns dos segmentos em que essa palavra se encaixa.

Nesse caso, se o seu site tem relação com profissionais que atuam como coaching, essa extensão é uma alternativa viável e diferenciada.

Conclusão
Assim como a escolha de um bom serviço de hospedagem para o seu site, o registro de domínio também é importante.

Por isso, analise bem os objetivos do seu site, o tipo de negócio e veja qual extensão é a mais adequada para ele.