Após reclamações de cor da água, empresa emite nota

COMPARTILHE
Por: Ascom Agua do Sertão  Data: 20/09/2022 às 16:45
Fonte de Imagem: AlagoasWeb/reprodução

ESCLARECIMENTO ÁGUAS DO SERTÃO – São Miguel dos Campos

A respeito dos questionamentos feitos sobre a qualidade e o abastecimento de água em São Miguel dos Campos, a Águas do Sertão esclarece que tal intermitência em algumas regiões do município não tem relação com a mudança de concessionária, já que a rede operada permanece a mesma, mas deve-se a três fatores, listados a seguir:

Limpeza da Estação de Tratamento (ETA) Paraíso: responsável pelo abastecimento de cerca de 70% de São Miguel dos Campos, a estação apresentava grande acúmulo de sedimentos causado pelo excesso de chuvas nos últimos meses e pela manutenção anterior deficiente, o que resulta em água com alta turbidez. Com essa melhoria, a expectativa é de que a partir desta quarta-feira (21) já seja possível iniciar o processo de regularização da qualidade da água para toda a região.

Danos na rede causados por obras de drenagem pluvial realizadas por uma empresa terceira contratada pela Prefeitura: sempre que fatores externos danificam a rede, grande quantidade de terra e sedimentos invadem a tubulação, deixando a água com aspecto barrento e demandando a interrupção do fornecimento para a manutenção. Na última semana, a Águas do Sertão atendeu emergencialmente três ocorrências de danos à rede causadas pelas obras na galeria pluvial do município.

Paralisação temporária do poço no Hélio Jatobá: em virtude de outra obra realizada pelo Estado na região, que produziu grande vibração no solo, muitos sedimentos foram deslocados dentro do poço, comprometendo a qualidade da água, o que demandou sua paralisação para limpeza.

Apesar dos investimentos previstos pelo contrato de concessão para os próximos 35 anos, é importante ressaltar que obras de saneamento demandam tempo de planejamento e de execução e que a atual rede da região apresenta grande desgaste natural, cuja estrutura antiga tende a colapsar com mais facilidade.

A Águas do Sertão lamenta os transtornos e reforça seu compromisso com a qualidade da água fornecida e dos serviços prestados à população de São Miguel dos Campos, sem medir esforços para sanar prontamente os problemas que ocorrem e realizando manutenções preventivas no sistema de abastecimento.

A concessionária conta com a compreensão de seus clientes e reitera que sua equipe está à disposição para esclarecer possíveis dúvidas por meio do atendimento disponível 24 horas no 0800 000 2122 (chamada de voz e WhatsApp), pelo site www.aguasdosertao.com ou presencialmente na loja de São Miguel dos Campos, localizada no Loteamento Torres Filho, nº 1, bairro Paraíso, de segunda a sexta, das 8h às 17h.