ANP volta a autuar posto em Maceió, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel e Rio Largo

COMPARTILHE !!
Por: AlagoasWeb com ANP  Data: 03/12/2022 às 08:52
Imagem: AlagoasWeb/arq

Entre os dias de 28/11 a 1º de deembro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP realizou ações de fiscalização no mercado de combustíveis em 12 estados em todas as regiões do país.

Ao longo da semana, foram inspecionados mais de 40 agentes econômicos em oito municípios no âmbito desta operação.

Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, adequação dos equipamentos e instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, documentações de outorga da empresa e relativas às movimentações dos combustíveis.  

Além da fiscalização de rotina, a ANP também atua em parceria com diversos órgãos públicos. Neste período, houve operações conjuntas com o Procon Municipal de Itapecerica da Serra (SP) e o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (Ipem-MG), entre outros.  

Em Alagoas as ações aconteceram nos municipios de Maceió, São Miguel dos Campos, Barra de São Miguel, Rio Largo e São Miguel dos Milagres. 13 postos de combustíveis foram fiscalizados.

De acordo com a Agência, um posto da capital teve um bico abastecedor de gasolina comum interditado por aferição irregular na bomba medidora. Outros nove postos sofreram autuações no estado, por problemas como a falta de medida-padrão de 20 litros (equipamento utilizado para o teste de volume dos combustíveis), abastecimento irregular quanto às boas práticas de segurança operacional e aos passageiros, e defeitos no termodensímetro (equipamento acoplado às bombas de etanol para verificar aspectos de qualidade), entre outras irregularidades. 

Veja também

ANP autua postos de combustíveis em São Miguel dos Campos e Maceió durante fiscalização em 18 Estados